terça-feira, 30 de outubro de 2012

Ramal Cidade da Copa: Governo esclarece moradores sobre desapropriação


secaRepresentantes da Secretaria Executiva de Desapropriações, vinculada à Procuradoria Geral do Estado, e da Secretaria das Cidades foram às comunidades de Cosme e Damião, na Várzea, e São Francisco, em Camaragibe, para apresentar e esclarecer dúvidas da obra do Ramal Cidade da Copa, principal via de acesso à Arena Pernambuco. Nos encontros, uma equipe de técnicos ligados à área jurídica, construção civil e assistência social apresentou a cerca de 350 moradores como será realizado o processo de desapropriação e mostrou a relevância da obra para Pernambuco.

Ao todo, já foram realizadas três reuniões, que são guiadas a partir de três eixos: apresentação do Programa de Mobilidade Urbana do Estado; esclarecimentos sobre o processo de desapropriação; e a criação de um canal permanente de comunicação para a comunidade tirar todas as dúvidas sobre as desapropriações dos seus imóveis. É por meio dessa comissão que as pessoas recebem informações de como está o andamento do seu processo, sendo, em seguida, convidadas por representantes do Governo a discutir individualmente as propostas.

Quilombolas já podem solicitar apoio para celebrar a Semana da Consciência Negra


quilomboAs comunidades quilombolas de todas as Regiões de Desenvolvimento de Pernambuco já podem solicitar apoio para as celebrações da Consciência Negra (comemorada no dia 20 de novembro), através da Coordenação para Povos Tradicionais e Populações Rurais, da Secretaria de Cultura de Pernambuco. Os grupos interessados podem obter maiores informações sobre como enviar uma proposta através do telefone (81) 3184-3020 ou do e-mail povos.culturape@gmail.com.

Os apoios concedidos para fomentar as atividades relacionadas ao fortalecimento da consciência negra têm como norte dar continuidade à descentralização de recursos, através da interiorização da política cultural, à valorização das especificidades étnicas e territoriais, e ao fortalecimento das memórias, histórias e identidades culturais desses grupos. "É uma data forte dentro do calendário das comunidades quilombolas, que também são reconhecidas como comunidades negras rurais", diz Érika Nascimento, coordenadora da pasta.

Pernambuco terá representação na fase nacional da Copa Coca-Cola de Futebol


esporteCom apenas 13 anos e uma adolescência que acaba de começar, Ana Clara Cabral, estudante da Escola Estadual Professor Fernando Mota, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, começa a traçar o seu caminho e a contar uma história que, hoje, é o início de um futuro promissor.

Atleta e aluna da escola de futsal do Sport Clube do Recife, Clarinha, como é conhecida pelos amigos, adora praticar esportes e por ser tão dedicada as aulas da escolinha foi convidada a integrar o time Coração de Leão que, em outubro, participou da fase estadual da Copa Coca-Cola de Futebol, no estádio do Santa Cruz, no Arruda. O grupo, formado por 14 jogadoras, tem 12 estudantes oriundas da rede estadual de ensino.

Na ocasião, o Coração de Leão foi campeão depois de disputar a medalha de ouro com mais três times. Agora, o grupo segue para São Paulo, na sexta-feira (02). Lá, eles disputam a primeira fase da etapa nacional da Copa. Se forem vencedores, seguem para o Rio de Janeiro, onde tentarão ganhar a medalha de ouro. Como premiação, o time vencedor será convidado para atuar como gandula na Copa do Mundo do Brasil, em 2014.escola

Patronato Penitenciário começa a funcionar em Pernambuco

A partir desta quinta-feira, 01 de novembro, começa a funcionar o Patronato Penitenciário de Pernambuco, órgão de execução penal ligado a Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos, e coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. O Patronato substitui e amplia as atividades da antiga Chefia de Apoio a Egressos e Liberados, a CAEL, no atendimento aos reeducandos em liberdade vigiada, livramento condicional e regime aberto, egressos dos estabelecimentos prisionais.

O novo órgão vai exercer as funções de acompanhamento de processos, atenção psicossocial, pedagógica, e de inclusão produtiva dos apenados, interiorizando as ações. A iniciativa visa dar novas oportunidades aos apenados para diminuir a reincidência criminal.

Criado pelo Projeto de Lei, nº 643/2011, e aprovado pelo Governador Eduardo Campos no dia 07 de Dezembro do ano passado, o Patronato assume, de início, cerca de 4.000 reeducandos oferecendo a eles atividades como cursos profissionalizantes, atividades remuneradas com empresas parceiras, orientações vocacionais para inclusão no mercado de trabalho, carteira de habilitação, além de outros serviços na área jurídica.

José Mário, 49 anos, que cumpre pena em regime aberto, conseguiu obter a carteira de habilitação através do Programa CNH Popular, e trabalha na Fundarpe há três anos. “Eu me arrependo das ações que cometi, mas não de ser preso. Pois esse espaço foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida”. Comemora ele.

Já reeducanda Andreza Maria da Silva, 24, que progrediu do regime aberto para o livramento condicional, tem um motivo a mais para comemorar. Foi considerada funcionária padrão da empresa Pórtico, onde trabalha como auxiliar de montagem de esquadria, há um ano e dois meses. Ela ressalta que não teria como sobreviver se não fosse a atividade oferecida pela CAEL, agora Patronato Penitenciário.

São oportunidades como essas que o Patronato vai levar também para o interior do estado, segundo a superintendente, Zuleide Lima. Atualmente 260 apenados exercem atividade profissional, através da antiga Cael.  E são 17 as empresas parceiras. O novo órgão vai dar um reforço às frentes de trabalho, por meio de termos de cooperação técnica com empresas públicas e privadas. Além de identificar potenciais empregadores.

O Patronato Penitenciário vai funcionar na rua Floriano Peixoto, 141. 6º andar, no prédio do PROCON. (Mesmo local da antiga CAEL)

Secretaria da Criança e da Juventude apresenta programa Casa das Juventudes em encontro Latino-americano

A Secretaria da Criança e da Juventude - SCJ participa até o dia 10 de novembro do II Encuentro Virtual Latinoamericano: Responsabilidad ciudadana. Caminos de incidencia política para la cohesión social. A SCJ apresenta a experiência do programa Casa das Juventudes. O encontro é organizado pela Fundación Claritas.

O encontro virtual permite gerar espaços de diálogo entre atores procedentes de diversos países da América Latina, através de exposições do âmbito acadêmico, político e social, com fóruns de discussão e apresentação de experiências.

Os participantes poderão encontrar um espaço plural de intercâmbio, ferramentas para fortalecer suas capacidades de ação transformadora sobre a realidade de seus respectivos bairros, cidades e países.

Casas das Juventudes - São espaços de participação social e vivência democrática que visa proporcionar um ambiente de múltiplas experiências como cursos, oficinas, cineclubes. O Programa já se encontra em 86 municípios. Até o final de 2012, serão inauguradas mais sete Casas das Juventudes.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Governo vai realizar seminários para orientar prefeitos eleitos

dudu2
Os prefeitos eleitos terão apoio do Governo do Estado no processo de transição e no início da gestão. O anúncio foi feito hoje (29/10) pelo governador Eduardo Campos durante entrevista coletiva, na Sede Provisória do Governo do Estado, no Centro de Convenções. “Em janeiro, vamos realizar um seminário para nortear os gestores, principalmente àqueles que estão exercendo o cargo pela primeira vez”, detalhou o governador.

De acordo com Eduardo, a ação é uma solicitação dos próprios gestores que precisam de uma orientação para começar o trabalho. “O primeiro ano de uma gestão é sempre o mais complicado, pois são muitos detalhes para avaliar e muitos planos para colocar em prática”, explicou.

Essa estratégia vai beneficiar tanto os prefeitos eleitos pela primeira vez, quanto os reeleitos. O Governo do Estado vai disponibilizar técnicos para atuar efetivamente na análise dos relatórios, principalmente na área fiscal. O governador garantiu que o auxilio aos gestores municipais não vai atrasar e nem paralisar os projetos realizados pelo Estado.

Com o fim das disputas eleitorais, o governador ressaltou a importância de desarmar o palanque e unir forças para discutir pendências importantes para o desenvolvimento do país. “A hora agora é de trabalhar para fazer valer a vontade do eleitor, buscando realizar tudo que foi prometido à população” disse.

Ainda durante o encontro, Eduardo recebeu uma ligação da presidenta Dilma Rousseff que o parabenizou pelo crescimento do PSB, partido que preside, e aproveitou para marcar um encontro. “Nos próximos dias vamos nos reunir para conversar sobre alguns processos administrativos”, explicou.

O governador afirmou que o seu partido saiu fortalecido dessa eleição e que vai utilizar esse reconhecimento para lutar para o que for melhor para o país.  “É preciso saber usar a vitória e a força política para aquilo que interessa ao país. Nós esperamos que essa força política que o PSB adquiriu nessa eleição seja colocada à disposição para ajudar nas boas causas”, declarou Eduardo.

PROCON-PE notifica escolas particulares sobre o que pode ou não ser cobrado na lista de material escolar

O PROCON Pernambuco, órgão subordinado à Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, publicou no Diário Oficial do Estado, no último dia 25/10, uma notificação para as escolas particulares do estado, alertando sobre o que é permitido ou não ser cobrado na lista de material escolar.

O PROCON-PE publica todo ano a notificação, visando a chegada do período em que os estabelecimentos de ensino começam a entregar aos pais dos alunos a lista de material do ano letivo seguinte.

A notificação esclarece que é considerado material escolar “todo aquele de uso exclusivo e restrito ao processo didático-pedagógico e que tenha por finalidade o atendimento das necessidades individuais do educando durante a aprendizagem”.

sábado, 27 de outubro de 2012

Diplomação de Prefeito, vice prefeito e vereadores já tem data marcada em Buíque.

Buíque: A diplomação do Prefeito , vice prefeito e vereadores eleitos no pleito municipal estar agendada para  Segunda Feira, 17 de Dezembro . A cerimônia de diplomação estar prevista para acontecer na sede do Fórum Drº João Roma  ás 10:00 horas da manhã, o Fórum fica localizado na Avenida Jonas Camelo no centro da cidade.
Receberão os certificados o futuro prefeito reeleito, Jonas Camelo de Almeida Neto,(PSD), a futura vice prefeita Miriam Briano Alves,(PSB), além dos vereadores José Rômulo Padilha de Almeida (PMN), Felinho da Serrinha(PR),Anísio de Dedé(PSC),Vanildo  Almeida Cavalcanti(PSD), Peba do carneiro(PTB),Agnaldo Avelino(PDT),Edil França(PSD),Ernane Peixoto Neto(PP),Melque do Catimbau(PR)André de Araújo
Buíque: A diplomação do Prefeito , vice prefeito e vereadores eleitos no pleito municipal estar agendada para  Segunda Feira, 17 de Dezembro . A cerimônia de diplomação estar prevista para acontecer na sede do Fórum Drº João Roma  ás 10:00 horas da manhã, o Fórum fica localizado na Avenida Jonas Camelo no centro da cidade.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Sertânia recebe 1.122 cisternas de polietileno



O município de Sertânia foi contemplado com 1.122 cisternas de polietileno, por meio do programa “Água para Todos” do Ministério da Integração Nacional, em parceria com a prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania.

Com capacidade para armazenar 16 mil litros de água, as cisternas já estão no Parque de Exposição Professor Renato Moraes.

Nos próximos dias os reservatórios serão distribuídos para famílias da zona rural do município, incluídas no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal. As famílias contempladas também vão receber capacitação para manter a cisterna e usar a água corretamente.

Fonte/ Chico Gomes

domingo, 21 de outubro de 2012

Em Diadema, Lula cita Carminha e pede para povo não trocar 'certo por duvidoso'

 Publicidade

DE SÃO PAULO
Durante carreata em Diadema (Grande São Paulo) neste domingo (21), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva citou a personagem Carminha, da novela "Avenida Brasil", e pediu para o povo "não trocar o certo pelo duvidoso".
O bordão faz parte da estratégia de campanha do prefeito Mário Reali (PT), que disputa a reeleição. Seu adversário, Lauro Michels (PV), é vereador de Diadema, mas não tem experiência administrativa.
Lula compara Serra a Jânio e Collor e diz que tucano 'acha que povo é tonto'
Serra diz que PT faz jogo rasteiro
"Nós vimos o que aconteceu com a Carminha. Ela trocou o certo pelo duvidoso, e vocês viram o que deu nela", disse Lula.
Na novela da Globo, Carminha, interpretada por Adriana Esteves, trocou a estabilidade da família de Tufão (Murilo Benício) pela vida de vigarista. No capítulo final, terminou no lixão e mostrou-se arrependida.
"É importante que o povo não entre em uma aventura", afirmou o ex-presidente. "Temos que votar em quem tem história. [Não podemos] Colocar [na prefeitura] alguém que nunca administrou nem a cozinha de casa."
Lula também comparou Michels ao ex-presidente Fernando Collor, que derrotou o petista na eleição de 1989 e sofreu processo de impeachment dois anos após a posse.
"[Em 1989], o novo era Collor, e vocês sabem o que aconteceu neste país." Hoje, Collor é senador (PTB-AL) da base aliada do governo Dilma Rousseff.
No sábado, em comício com Fernando Haddad, candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Lula já havia comparado Collor a José Serra (PSDB), que disputa o segundo turno com o petista.
Na eleição paulistana, a propaganda tucana ataca a falta de experiência de Haddad, que concorre pela primeira vez a um cargo eletivo.
Em Diadema, Lula disse mais de uma vez que "não ficaria feliz" se a população elegesse "alguém que não tem experiência".
No primeiro turno, o petista Mário Reali teve 47% dos votos válidos, contra 42% de Lauro Michels. De acordo com as pesquisas eleitorais, o candidato do PV lidera as intenções de voto no segundo turno.

Eleições para a Câmara Municipal de Buíque a vista

Acabada as eleições municipais em todo o país, agora as atenções são voltadas para a eleição da Presidência da Câmara Municipal em muitas cidades, a exemplo de Buíque. O atual presidente, Vanildo Almeida (Dodó), com certeza será candidato à reeleição, ele que terá seu mandato terminado no próximo janeiro.
Dodó é vereador pelo seu 7º mandato consecutivo, e é um dos vereadores mais atuantes do município. Agora mais que ninguém irá encarar outra vez a reeleição para presidente da Câmara Municipal.
Sabemos que a Câmara aprovou no ano passado o aumento de vagas de vereadores, sendo que de nove, foram para treze vagas na Casa Jorge Domingos. Nesse caso, tendo Dodó como candidato nato sobra então doze nomes para concorrerem ao cargo da presidência.
No ultimo 7 sete de outubro, o prefeito reeleito Jonas Camêlo, conseguiu eleger nove de seus vereadores, são eles:
Ø  Felinho da Serrinha
Ø  Anísio de Dedé
Ø  Dodó
Ø  Edil França
Ø  Melque do Catimbau
Ø  André de Toinho
Ø  Damião Tomé
Ø  Rômulo Camêlo e
Ø  Paulinho da Saúde
Já o candidato derrotado Arquimedes Valença fez quatro vereadores, porém ainda não se sabe se todos continuarão como oposição ou somarão ao prefeito do PSD, são eles:
Ø  Peba do Carneiro
Ø  Peba da Ribeira
Ø  Ernani Neto
Ø  Daidson Amorim
Os outros dois candidatos derrotados, Luiz Quincó e Rita de Zé de Né, não fizeram nenhum vereador.
Vamos esperar para ver no que vai dar, muitas águas vão rolar e muitos pauzinhos irão ser mexidos até a primeira sessão de janeiro de 2013.

sábado, 20 de outubro de 2012

Paula Fernandes erra de novo e confirma o título de a mulher mais malvestida do Brasil

AgNews
A sertaneja garante que sua cintura fina não é nenhum exagero:

— Sempre tive a cintura fina. Acho que é genética, minha mãe também tem. Mas é minha mesmo. Estou malhando agora, na medida do possível, quando dá tempo. Mas é claro que as roupas também ajudam

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Zona Azul começa a valer a partir do dia 29 em Arcoverde


              O primeiro projeto moderno de Zona Azul do Nordeste começa a funcionar efetivamente a partir do próximo dia 29 de outubro, no Sertão pernambucano. Arcoverde será a primeira cidade nordestina a contar com equipamentos (parquímetros) eletrônicos para funcionamento da chamada zona azul.
Serão mais de 400 locais de estacionamentos que estarão sobre a cobertura do projeto que prevê um custo de R$ 1,20 por hora, podendo cada veículo ficar no mesmo local por no máximo 02h ( R$ 2,40 ). As máquinas que retiram o ticket do paquímetro recebem qualquer tipo de moeda e também usa cartão recarregável, podendo qualquer usuário fazer a própria recarga do seu cartão na máquina. Cada cartão custará R$ 20,00. Serão 17 (dezessete) parquímetros distribuídos pelas principais ruas e avenidas da cidade.
As ruas beneficiadas serão: Av. Severiano José Freire, Praça da Bandeira, rua Alcides Cursino, Largo Antonio Flanklin, Av. Cel. Antonio Japiassu, rua da Matriz e rua Leonardo Pacheco Duque. Já foram implantadas as sinalizações horizontais (pinturas) e foram colocadas 128 (placas) com indicação de horário, tempo máximo e tipo de veículos leves.
Neste sábado (20), equipes da Arcontrans, BPTran e Sinal Park, empresa responsável pela operacionalização do serviço, vão promover blitzs educativas com a distribuição de panfletos e folders informativos sobre os direitos e deveres de cada motorista na utilização dos espaços reservados a zona azul.
Segundo Vladimir Cavalcanti, Diretor-Presidente da Arcotrans, a necessidade de implantar um sistema eficiente e moderno, serve para democratizar os espaços públicos, garantindo eficiência do controle financeiro do usuário e dando acesso a área central da cidade a quem procura o comércio local.

domingo, 14 de outubro de 2012

FESTA DE MELQUE, JONAS E MIRIAM EM CATIMBAU

Depois do churrasco do vereador Melque do Catimbau, foi comemorado a festa da panelinha organizada pelo ex-vereador Edvaldo Manoel de Araújo, conhecido por Edvar Coelho. A festividade teve a apreciação de várias pessoas que prestigiaram a vitória de JONAS CAMELO NETO & MIRIAM BRIANO.