domingo, 30 de dezembro de 2012

Convite para solenidade de posse dos vereadores de Buíque


O NOVO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE BUÍQUE 90 % SERÁ ANDRÉ DE TOIM. DIA 01 DE JANEIRO DE 2013


Em Matéria Públicada pelo BLOG BUIQUE E CIA em 30.12.12 na responsabilidade do senhor(a) Francisco  Carlos,  o mesmo afirma em sua publicação que os vereadores aliados ao atual Prefeito Jonas Camêlo, sendo Eles: André de Araujo Bezerra  Paulinho da Saúde, Felinho da Serrinha, Melque do Catimbau estão formando um bloco de oposição contra o atual prefeito do  município. Isto é uma falta de respeito e ética a democrácia brasileira, pois a Constituição federal determina que todo o Cidadão brasileiro tem o Direito e a liberdade de expressão e o direito de escolha, será que estamos vivendo um regime de ditadura onde o poder legislativo quer proibir ou controlar a livre expresso de nossa escolha presidencial? André de Toim foi o único vereador que quando ouviu Jonas declarar que não ia mais ser  Cândidato a reeleição correu a trás do prefeito e exclamou  em alta Voz : (JONAS SEJA CANDIDATO A REELEIÇÃO, NÃO DESISTA, NÃO FOCALIZE CONVERSAS PARALELAS, VOCÊ TEM  POTÊNCIAL E SERVIÇOS PRESTADO EM TODO O MUNICÍPIO,  90% DO SEU GRUPO ESTÁ AO SEU LADO, TODOS  TORCEM POR VOCÊ.) Um coisa é certa, Jonas não só contará com 9 vereadores e sim com 13 vereadores a disposição dele. Teremos o orgulho de estar votando no candidato do prefeito.       

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Prefeitos e vereadores de Buíque e Tupanatinga são diplomados

Aconteceu na tarde desta segunda-feira (17), no auditório do Fórum Dr. João Roma, a solene sessão que diplomou os eleitos no pleito do dia 07 de outubro, nas cidades de Buíque e Tupanatinga. Foram reconhecidos como aptos pela Justiça Eleitoral, o prefeito reeleito de Buíque, Jonas Camêlo de Almeida Neto (PSD), a vice-prefeita Miriam Briano e os treze vereadores eleitos para ocupar as cadeiras da Câmara de Vereadores da cidade. A diplomação foi presidida pela juíza Eleitoral, Drª. Mônica Wanderley, magistrada responsável pela 60ª Zona Eleitoral.
Em seu discurso, Jonas reafirmou o compromisso de continuar trabalhando pelo fortalecimento da cidade. “Vamos dar continuidade aos trabalhos iniciados na primeira gestão. Mesmo diante da crise, que acomete a maioria dos municípios pernambucanos, vamos fortalecer as áreas mais afetadas”, desejou a todos, um feliz natal e próspero 2013, finalizou.

sábado, 15 de dezembro de 2012

Vereadores da situação se dividem em 02 grupos para disputarem a presidência da Câmara Municipal de Buíque.

O vereador Andre de Araujo Beserra (André de Toim), (PSD), Se lança candidato à presidência do Legislativo, para bater de frente com o atual presidente, Vanildo Almeida Cavalcanti DODÓ, (PSD), que está partindo para a reeleição. "A Câmara precisa de um novo comando, uma nova gestão. Tem que mudar", disse os vereadores: Paulinho da Saúde, Felinho da Serrinha, Melque do Catimbau e André de Toim. Vamos mudar toda a Mesa Diretora.  Dificilmente algum parlamentar da Casa enfrenta Dodó, mais dessa vez iremos até ao final.

Alguns vereadores da situação se aproveitam de nossa ausência para levar ao conhecimento do executivo que nossa chapa é oposição ao prefeito, não tem nada haver, ao final fomos eleitos juntos com a majoritária, jamais desistiremos de Jonas Camelo, ele é nosso braço forte, estaremos sempre juntos do prefeito para o que dé e o que vier, estaremos sempre lutando em favor do nosso prefeito. Temos a certeza de que iremos ganhar a presidência da Câmara e juntos faremos o melhor pelo desenvolvimento do município.   

Eduardo Campos recebe nova diretora do Banco Mundial para Brasil e América Latina

duduO governador Eduardo Campos recebeu, na manhã desta sexta-feira (14/12), uma comitiva do Banco Mundial (BIRD) liderada pela diretora do banco para o Brasil, América Latina e Caribe, Deborah Wetzel. Em pauta, uma carta no valor de US$ 550 milhões prevista para ser liberada até julho de 2013.

Denominada de “Pernambuco: Crescimento Econômico com Equidade”, a operação dialoga com os objetivos estratégicos da atuação do Governo, visando fortalecer áreas como gestão pública, segurança e prevenção social, promoção de igualdade de gênero e saúde. Se seguir o mesmo padrão de empréstimos anteriores, os juros ficam na casa dos 2% a.a, com prazo de 20 anos e carência de cinco.

Para o governador, a presença do BIRD é fundamental para ratificar o crescimento do Estado. “Mesmo num ano de crise (2012), tivemos o maior investimento em Pernambuco e só conseguimos esse recorde por conta da parceria com o Banco Mundial”, disse o governador, referindo-se a um investimento de mais de R$ 3 bilhões do Estado este ano.

O grupo, que está no Recife desde ontem (13/12), participou na Secretaria de Planejamento de uma apresentação sobre o Modelo de Gestão do Estado além de visitar uma das casas de internamento do Programa Atitude, braço do Pacto pela Vida com foco na recuperação de dependentes de crack e outras drogas. Fez, ainda, um sobrevôo sobre as principais obras de infraestrutura.

“O governo está de parabéns, é um progresso enorme. É um grande desafio manter esse desenvolvimento”, afirmou Wetzel durante audiência com o governador. Fazem parte da comitiva ainda o coordenador de operações setoriais do Departamento de Desenvolvimento Humano, Magnus Lindelow; o diretor de Recursos Hídricos, Tadeu Abikalil; e Madalena dos Santos, do departamento de Educação.https://www.pe.gov.br/_resources/files/_modules/files/files_3536_tn_201212141658437f2d.jpg

Fazenda Araripe vira meca de forrozeiros no aniversário de Lua

https://www.pe.gov.br/_resources/files/_modules/files/files_3539_tn_201212141716366344.jpghttps://www.pe.gov.br/_resources/files/_modules/files/files_3540_tn_20121214171636f8cd.jpg
No dia em que Luiz Gonzaga completaria cem anos, os shows na Fazenda Araripe, no Exu, confirmaram, nesta quinta-feira (13/12), que a cidade natal de Lua virou uma espécie de meca para forrozeiros de todo o País. As apresentações de músicos da região do Araripe e arredores atraíram para o local, onde fica a casa onde viveu Seu Januário (pai de Gonzagão), visitantes de Marabá (PA) até São Bernardo do Campo (SP), além muitas outras caravanas. Tinha até gente que pedalou 750 km para participar da festa.

Wanderson de Oliveira, 12 anos. (Foto: Marcelo Soares)
O arrasta-pé começou cedo, por volta das 9h30. No meio de músicos que chegaram a conhecer e tocar com Gonzagão, como Epitácio Pessoa e Vital Barbosa, um garoto de 12 anos chamou atenção logo na segunda apresentação, dos Cabas de Gonzaga. Wanderson Araújo de Oliveira toca triângulo feito gente grande. Começou aos 7 anos e já perdeu a conta de quantos shows já fez. “Eu ouvia as músicas no rádio e treinava sozinho. Quero ser artista, ter banda de forró”, disse.

Seca: Fetape reconhece esforço do Governo do Estado

O secretário de Agricultura e Reforma Agrária e coordenador do Comitê Integrado de Convivência com o Semiárido, Ranilson Ramos, e o secretário de Agricultura Familiar, Aldo Santos, reuniram-se com representantes da Fetape, CUT, Contag, Fetraf e Coopanema, nesta quarta-feira (12), na sede da Secretaria. No encontro, foram apresentadas as ações já realizadas pela Secretaria, dentro da pauta das reivindicações contidas no documento entregue, em abril, pelo presidente da Fetape, Doriel  Barros, com demandas para enfrentar os efeitos da seca.

Entre os 17 pontos apontados no documento, 16 foram atendidos pelo Governo do Estado. Entre eles está a criação do Chapéu de Palha Estiagem com ajuda de uma bolsa de 280,00 para o público do Programa Garantia Safra e do Bolsa Estiagem, ampliação de carro pipas, perfuração e instalação de poços e construção de cisternas de placas.  Ainda não foi possível atender a sugestão de criação do Fundo Econômico, com a finalidade de propiciar ações que venham minimizar a curto, médio e longo prazos, o enfrentamento aos efeitos da seca e a convivência com o semiárido.

Programa Ganhe o Mundo abre inscrições para cursos de línguas

Estão abertas, a partir desta sexta-feira (14) até o dia 31 de dezembro, as inscrições para os cursos de língua inglesa e espanhola do Programa Ganhe o Mundo. Para participar os estudantes devem ter realizado o autocadastro (login e senha) no Portal Educação em Rede (www.educacao.pe.gov.br). Aqueles que ainda não realizaram esse processo devem consultar o manual do passo-a-passo aqui.

Nesta edição, serão beneficiados 25 mil estudantes (22 mil para inglês e 3 mil para espanhol).Poderão participar alunos do 1º ano do ensino médio regular, semi-integral, integral ou das escolas técnicas estaduais. As vagas serão preenchidas por aqueles que obtiverem a melhor média global nos primeiros bimestres deste ano letivo.

Gestoras Municipais avaliam políticas públicas dos últimos quatro anos


secmulherA abertura do X Fórum foi feita pela Secretária da Mulher, Cristina Buarque e pela Gerente de Fortalecimento Sociopolítico das Mulheres da SecMulher, Fábia Lopes. Cristina Buarque que o encontro é muito importante, pois nos leva a construir a política de forma conjunta. A primeira palestra da manhã de ontem, 13, foi proferida pela militante do Movimento de mulheres com deficiência, Marluce Cabral, que falou sobre “As Lacunas das Políticas Públicas para as Mulheres com deficiência”.

A tarde, foram feitas apresentações de projetos por representantes de três municípios. A coordenadora da Mulher de Nazaré da Mata, Maria Otenilda falou sobre o projeto “Mulheres e o Sonho do Empreendimento”; já a coordenadora da Mulher de Ribeirão, destacou ações do projeto Mulheres mais Cidadãs e a representante da Secretaria da Mulher de Caruaru, Elba Ravane, expôs sobre o Projeto “Mulheres de Barro”.

Na programação desta sexta-feira (14), está agendada uma palestra sobre o tema “Mulheres vivendo com HIV/AIDS”, com a integrante do Grupo de Trabalho Prevenção Positiva, Josefa Conceição. Também será realizada a avaliação das políticas para as mulheres nos municípios e no Estado nos últimos quatro anos (2008 a 2012).

Saúde: Abertas vagas para apoiadores institucionais

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) abre seleção simplificada para contratação temporária de 27 apoiadores institucionais. O edital do processo (veja AQUI), publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (14/12), prevê 06 vagas para apoiadores institucionais especialistas em saúde coletiva/técnico de nível superior, 04 para apoiadores institucionais organizacionais /técnico de nível superior e 17 para apoiadores institucionais hospitalares / técnico de nível superior.

As inscrições seguem até o dia 02 de janeiro de 2013. Elas devem ser feitas via Sedex, endereçado à sede da SES, localizada na Rua Dona Maria Augusta Nogueira, 519, Bongi, CEP-50.751-530, Recife/PE. A inscrição ainda pode ser feita de forma presencial, nos locais e horários indicados no Anexo VII.

Arquivo Público Estadual inaugura arquivos públicos municipais de Jaboatão dos Guararapes e Camaragibe


eduHistoriadores, jornalistas, pesquisadores e moradores dos municípios de Jaboatão dos Guararapes e Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, têm agora seus próprios arquivos públicos municipais para preservar a memória das duas cidades. Dando continuidade ao programa de criação de arquivos públicos municipais, em andamento desde 2011, o Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano (Apeje) inaugurou, nesta quinta-feira (13), a sede de Jaboatão e, nesta sexta-feira (14), de Camaragibe.

O objetivo, explica Pedro Moura, coordenador do Apeje, é resgatar a memória documental dos municípios do Estado de Pernambuco, o que é uma iniciativa pioneira do Apeje, contribuindo para a preservação de nossa história. Além da inauguração oficial dos dois prédios, haverá ainda palestras, abertas ao público, sobre a escolaimportância de se preservar a memória das cidades.

Já foram inaugurados outros sete arquivos públicos municipais nas cidades de Águas Belas, Caruaru, Recife, Ipojuca, Paudalho, João Alfredo e Betânia. O projeto é uma parceria entre Apeje, vinculado à Secretaria Estadual de Educação, Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Fundarpe, Secretaria de Administração Estadual e prefeituras.

Eduardo Campos empossa cinco novos secretários


https://www.pe.gov.br/_resources/files/_modules/files/files_3545_tn_2012121420023006f5.jpgO governador Eduardo Campos empossou hoje (14/12) na Sede Provisória do Governo do Estado, no Centro de Convenções, cinco novos secretários. Durante a cerimônia, Eduardo ressaltou as conquistas do ano de 2012 e disse que a alteração no secretariado reafirma a política do Governo. “Essas mudanças não alteram nossas metas nem nossa forma de governar, porque temos um modelo de gestão definido”, completou.

“Tudo o que foi conquistado pelo Governo é fruto de um trabalho de equipe, que acontece com êxito devido a um modelo gestão já existente”, explicou Eduardo, agradecendo a todos aqueles que passaram pela sua gestão. Para o governador, Pernambuco está crescendo no ritmo certo, mesmo com todos os percalços da economia mundial.

“Batemos o recorde de investimentos com recursos públicos, só este ano foram cerca de R$ 3 bilhões. No próximo ano vamos continuar enfrentando um período difícil na economia, onde chegará um momento que só incentivar o consumo não será suficiente para desenvolver a economia da nossa região”, explicou.

eduDos cinco gestores empossados, quatro são novos no Governo, a exceção é Ricardo Dantas, que ocupou o cargo de secretário de Administração e agora assume a Educação, no lugar de Anderson Gomes. A antiga pasta de Dantas será comandada por Décio Padilha.

Animado com proposta, Padilha disse que esse trabalho começou em 1996, no terceiro Governo de Arraes, quando Eduardo ainda comandava a Secretaria da Fazenda. “Naquele momento percebi que uma nova geração estava pronta para transformar o serviço público”, relatou o secretário.

Diante de um novo desafio, Ricardo Dantas, que passa a ocupar a Secretaria de Educação, agradeceu a confiança depositada pelo governador e enfatizou o compromisso no trabalho público. “Essa confiança nós buscamos retribuir com dedicação e empenho”, declarou, ressaltando que precisa da equipe da educação para cumprir as metas do setor.

Aluísio Lessa assumiu a pasta de Articulação Social e Regional, que antes esteve sob o comando de Sileno Guedes. A secretaria de Governo, que foi gerida por Lauro Gusmão, agora está sob a administração de Milton Coelho. Raquel Lyra deixa a pasta da Criança e da Juventude para Pedro Eurico.

O governador admitiu que algumas alterações já estavam agendadas por solicitação dos próprios secretários, e outras foram necessárias devido à composição da equipe da gestão de Geraldo Julio, prefeito eleito do Recife.

Além da primeira-dama Renata Campos e do vice-governador João Lyra Neto, participaram da posse o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, e o prefeito do Recife, João da Costa.
https://www.pe.gov.br/_resources/files/_modules/files/files_3546_tn_20121214200254bdd9.jpg

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

UPE promove seminário de moda sustentável

O Projeto de Extensão Modateca Ambiental, da Universidade de Pernambuco, realiza no próximo sábado (15/12), a partir das 16h, o "V Seminário de Moda Sustentável", no Auditório da Escola Politécnica (Poli/UPE). O Seminário faz parte do calendário de ações do II Concurso Cultural Moda que Recicla, voltado para as questões que envolvem a moda e a sustentabilidade. O evento é gratuito e as vagas são limitadas. As inscrições devem ser feitas no site: www.modatecavirtual.com.br.

Entre os convidados da mesa, estão: Edilson Tavares (Lavanderia Mamute), falando sobre os desafios da sustentabilidade nas lavanderias; Verônica Ribeiro (SDEC), que abordará a temática do Marco Pernambucano da Moda como ferramenta de sustentabilidade na cadeia têxtil e de confecções; e a professora doutora Maria Alice Rocha (UFRPE), com on tema "Moda e sustentabilidade, algumas conexões possíveis". As apresentações serão mediadas pelos professores Cristiano Carrilho (SEMAS) e Izabele Barros (UPE), coordenadora do Modateca.

Política nacional de saúde bucal é tema de palestra na PMPE


policiaCom o objetivo de conhecer as condições de saúde geral e bucal dos policiais militares, um evento na sede do BPChoque. O objetivo do encontro foi subsidiar o planejamento e a avaliação das ações e serviços junto ao C.Odonto/PMPE, melhorando o atendimento às principais necessidades.

Este projeto, criado pelo Ministério da Saúde e denominado Saúde Bucal 2010, faz parte da politica nacional de saúde bucal, sendo feito um levantamento epidemiológico da saúde bucal em diversas capitais brasileiras. Estavam presentes o coordenador de Saúde Bucal do Estado, Paulo César; o tenente-coronel PM/QOD Ronaldo Carvalho; a major PM/QOD, Cristianne Freitas; a capitão PM/QOD, Fátima Ribeiro;  a capitão PM/QOD, André Souza e a capitão PM/QOD Adriana Paula.

Recursos hídricos estão na pauta de reunião promovida pelo ProRural

Representantes da Secretária de Agricultura e Reforma Agrária, por meio ProRural, da Agência Pernambucana de Águas e Climas – APAC e do Banco Mundial participaram de reunião na manhã de ontem (12), no município de Triunfo, Sertão do Pajeú. Na pauta do encontro, apresentações e debates sobre as ações do projeto Pernambuco Rural Sustentável – PRS e as atividades relacionadas à gestão e ao melhoramento da infraestrutura hídrica no Estado. Voltado ao fortalecimento do meio rural, o PRS investirá US$ 178 milhões em 180 municípios. O recurso é fruto de parceria internacional entre o Estado e o Banco Mundial.

De acordo com superintende do ProRural, Walmar Jucá, o objetivo da reunião está focado nas ações do Pernambuco Rural Sustentável direcionadas ao acesso a água. “Pretendemos identificar a melhor aplicação da parte dos recursos do PRS, previstos para melhorias em infraestrutura hídrica e abastecimento d’água, na perspectiva de amenizar os efeitos da estiagem”, explica. Participaram da reunião os representantes da APAC, Marcelo Sá e Sérgio Torres e Edward Bresnyan, do Banco Mundial.

Divulgada relação de finalistas do II Prêmio de Composição para Bandas Moacir Santos

O Conservatório Pernambucano de Música (CPM) divulgou, nesta quarta-feira (12), a relação de composições finalistas do II Prêmio de Composição para Bandas Moacir Santos. São elas: Abaiãonado e Frevando, ambas de José Nilson Lopes; Caldeirão, de Julião Adelino Barbosa; É de torar o chinelo, de Emanoel Barros de Lima; Nira no frevo, de Leonildo Lima Barbosa e Soldado no silêncio, de Nilson de Melo Vieira. As seis peças serão executadas no próximo dia 18, no pátio do Conservatório. Na ocasião, serão divulgados os três vencedores do prêmio.

As três composições selecionadas receberão um prêmio no valor de R$ 8 mil, R$ 6 mil e R$ 4 mil, de acordo com a classificação.O concurso tem como objetivo incentivar a criação de um novo repertório para as bandas filarmônicas do Estado.

Músico
Moacir Santos nasceu no sertão de Pernambuco e começou a tocar clarinete aos 11 anos. Estudou com Hans Joachim Koellreutter e Radamés Gnatalli. Sua música integrou a trilha sonora de diversos filmes, entre eles "Ganga Zumba" (1963), de Carlos Diegues, "Seara Vermelha" (1964), de Alberto D'Aversa, "O Santo Módico" (1964), de Robert Mazoyer, "Os Fuzis" (1964), de Ruy Guerra, e "O Beijo" (1965), de Flávio Tambellini.Fez carreira dentro e fora do país como saxofonista, compositor, arranjador e maestro, morreu aos 80 anos na Califórnia (EUA), onde morava há cerca de 40 anos.

Governo de Pernambuco desburocratiza repasse de recursos da Assistência Social

O Governo de Pernambuco trabalha para desburocratizar o modelo de repasse de verbas para os municípios pernambucanos. Com a aprovação do Decreto nº 38.929/12, que dispõe sobre o Sistema de Transferência Automática e Regular de Recursos Financeiros do Fundo Estadual da Assistência Social – FEAS para os Fundos Municipais da Assistência Social – FMAS, a Secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos – SEDSDH fortalece serviços, programas e projetos da Assistência Social no Estado, possibilitando que ações essenciais à população não sofram descontinuidade. A iniciativa consolida a Política Nacional da Assistência Social – PNAS em Pernambuco.

Segundo levantamento da Secretaria Executiva de Desenvolvimento e Assistência Social – SEDAS, aproximadamente R$ 50 milhões serão destinados, em 2013, aos municípios pernambucanos que aderirem ao sistema Fundo a Fundo. A ideia é que as ações de Proteção Social Básica (Centro de Referência da Assistência Social, Cozinhas Comunitárias e Inclusão Produtiva – PE no Batente), Proteção Especial de Média (Centro da Juventude, Rede de Acolhimento de Adultos, e Centro da Criança e do Adolescente I e II) e Alta Complexidade (Programa Atitude nas modalidade de Apoio e Intensivo para crianças, adolescentes e adultos) ganhem um incremento financeiro permitindo à administração municipal o aprimoramento da gestão.

Secretário de Agricultura e Reforma Agrária reúne-se com pequenos agricultores


atiO secretário de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, Ranilson Ramos, reuniu-se com agricultores no Sítio Uruçú, em Macaparana, na Zona da Mata Norte, a 129 quilômetros do Recife, nesta quarta-feira (12). Ramos atendeu à solicitação da presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Macaparana, Maria do Amparo Silva, para tratar, entre outros assuntos, da melhoria da infraestrutura hídrica destinada à produção local, o que já está previsto para a primeira quinzena de janeiro. Um café da manhã foi preparado para o secretário com culturas produzidas por nove comunidades locais.

Ranilson Ramos já agendou para a próxima semana, a visita de técnicos da Secretaria e do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) para avaliar a capacidade hídrica e condições das propriedades para perfuração de poços artesianos ou amazonas, de acordo com a viabilidade técnica. O secretário também falou que será estudada a possibilidade de os 223 agricultores da Associação serem beneficiados com o Programa Irrigação para Todos, lançado semana passada no Sertão pelo governador Eduardo Campos. “Vamos selecionar os primeiros 1 mil  hectares no Estado, contemplando áreas com perfuração e instalação de poços, conjuntos de irrigação, além de assistência técnica conforme a vocação agrícola  regional”, falou.

Saiba mais

Sai lista dos indicados ao Prêmio Atitude Campeã 2012

Após análise curricular dos atletas, paratletas e técnicos indicados por suas respectivas federações, a Secretaria dos Esportes do Estado divulga os nomes dos cinco atletas, dos três paratletas e três técnicos escolhidos para concorrer ao Prêmio Atitude Campeã 2012. “O corpo técnico da Secretaria fez a escolha levando em consideração a representatividade internacional e nacional de cada atleta, paratleta e técnico”, explica a forma de seleção, a secretária dos Esportes, Ana Cavalcanti.

A votação popular será realizada via site www.atitudecampea.com.br a partir de hoje (13). Vale salientar que esse ano haverá a escolha do atleta web, ou seja, o atleta ou paratleta mais votado pelos internautas irão receber o prêmio Atleta Web. A cerimônia de entrega da sexta edição do prêmio Atitude Campeã, promovido pela Secretaria dos Esportes do Governo do Estado de Pernambuco, acontece no dia 20 de dezembro de 2012, na casa de recepção Blue Angel, localizada na Rua Benfica, 251 no bairro da Madalena, em Recife - PE, às 19h.

Acidentes de trânsito: fórum debate ações


sesCom uma frota superior a dois milhões de veículos, sendo um milhão de automóveis e quase 850 mil motos, Pernambuco volta a discutir metas de redução de acidentes de trânsito e ações de segurança nesta quinta-feira (13/12), durante o II Fórum de Prevenção aos Acidentes de Trânsito em Pernambuco, promovido pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). O encontro acontece no centro de convenções do Hospital Real Português, a partir das 8h, com a presença do secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, e os coordenadores do Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto (Cepam), João Veiga, e da Operação Lei Seca, André Cavalcanti.

“Essa não é uma luta fácil, por ser necessário mudar uma cultura. Por isso, esse trabalho tem que ser um movimento de todos nós, não só do poder público. A população também precisa refletir sobre essa situação”, afirmou o secretário Antonio Carlos Figueira. Só este ano, até o mês de julho, foram registradas 918 mortes por consequência de acidentes de trânsito em Pernambuco e 34,5 mil atendimentos por acidente de transporte terrestre. Para reduzir os índices, o encontro pretende debater a municipalização do trânsito nas cidades que possuem mais de 20 mil habitantes e o estimulo às ações de fiscalização e educação pelos órgãos.

Parabéns a Gonzaga começa no Recife com os primeiros raios do sol

O amanhecer recifense foi diferente nesta quinta-feira, dia 13 de dezembro, data em que Gonzagão sopraria suas 100 velas. No Recife, a celebração oficial do centenário começou com os primeiros raios do sol. A partir das 6h, na Praça do Arsenal, no Bairro do Recife, diversos artistas se encontraram para abrir uma jornada intensa de homenagens ao Rei do Baião.

A Alvorada Gonzagueana, que integra a programação especial da festa na capital pernambucana, celebra a chegada do aniversário de Gonzagão com a tradicional salva de tiros de bacamartes. Em seguida, haverá apresentações de quadrilhas juninas, animando o dia com muito forró e xote, além de aboiadores e suas toadas, banda de pífanos, vaqueiros e grupos de xaxado, que prometem muito arrasta-pé.

Peça de Ariano Suassuna é encenada no Hospital Barão de Lucena


sesO Hospital Barão de Lucena confraternizará com seus pacientes, equipe, voluntários e parceiros, no dia 20 de dezembro, às 10h, apresentando o cordel/espetáculo Romeu e Julieta, baseado em obra de Ariano Suassuna, interpretado pelo ator Aramis Trindade e musicado ao vivo por Zé da Flauta e Tuca Araújo.

A peça Romeu e Julieta foi originalmente escrita por William Shakespeare e Ariano reescreveu a história para o teatro, numa adaptação para o cordel, aproximando o antigo conto dos jovens apaixonados de Verona às circunstâncias de comunidades regionais brasileiras, situando a história na tradição e nos severos códigos de vingança observados no Nordeste do Brasil, que são cantados com frequência na literatura de cordel.

O ator pernambucano Aramis Trindade vem divulgando através deste espetáculo a cultura popular e erudita da obra do dramaturgo Ariano Suassuna. Bastante conhecido pelos vários trabalhos na TV Globo (“Visconde de Sabugoza”, no Sítio do Pica Pau Amarelo, “Primo pobre”, no Zorra Total, A Grande Família, Sexo frágil, A Diarista e várias novelas), Aramis também participou de muitos filmes (Baile Perfumado, O Auto da Compadecida, Lisbela e o Prisioneiro, Nosso Lar, Deserto Feliz, Meu nome não é Johny, Zuzu Angel, dentre muitos outros).

TRABALHADORES RURAIS FAZEM PROTESTO CONTRA A SECA


O protesto provocou alguns quilômetros de engarrafamentos na via (Fotos: Fetape)
  Cerca de mil trabalhadores e trabalhadoras rurais do município de Água Belas, no Agreste de Pernambuco, interditaram um trecho da BR-423 nesta terça-feira (11) para cobrar dos governos do Estado e Federal as ações anunciadas de socorro à produção da agricultura familiar na região.

Tocando fogo em pneus e exibindo carcaças de animais, eles reivindicam o abastecimento por carros-pipa, o milho e o bagaço de cana para alimentar os animais e o acesso a créditos emergenciais, além de recuperação e perfuração de poços artesianos e barragens comunitárias.
 
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR), André de Santana Paixão, afirma que os agricultores familiares só estão conseguindo manter 40% da produção do leite.

"A situação é muito grave. Muitas famílias estão passando por sérias necessidades, porque não estão conseguindo produzir. Queremos que o Governo coloque pessoas que negociem com a gente uma maior agilidade dos processos. É preciso que as ações cheguem de forma mais rápida e para todos os que necessitam. Se o prejuízo econômico para o estado está sendo grande, imagine o que estão sofrendo essas famílias", lamenta.

O Sindicato estima que 16 mil agricultores familiares do município estejam sofrendo com a severa estiagem. Na semana passada, por meio da campanha "Tem gente com sede", realizada pela Fetape - Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco e pela Arquidiocese de Olinda e Recife, foram doadas dezenas de garrafões de água para três assentamentos do município que estão passando por sérias necessidades.
 
Fonte/ http:/Opinião Triunfo Digital