terça-feira, 26 de março de 2013

Líderes anunciam reunião para tentar convencer Feliciano a renunciar


Eles programaram para a próxima terça encontro com deputado do PSC.
Protestos impedem funcionamento da comissão que Feliciano preside.




O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, e líderes partidários anunciaram nesta terça-feira (26) que farão uma reunião na próxima semana para tentar convencer o deputado Marco Feliciano (PSC-SP) a renunciar à presidência da Comissão de Direitos Humanos.
As lideranças partidárias se reuniram à noite no gabinete de Henrique Alves em busca de uma solução para o impasse gerado com a decisão do PSC de manter Feliciano no comando do colegiado. Os parlamentares agendaram para a próxima terça (2), às 11h, encontro para alertar o deputado de que ele não possui apoio para continuar na comissão.

Propostapretende acabar com a remuneração dos vereadores nos municípios com população inferior a 50 mil habitantes


Há mais de sete meses está na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que pretende acabar com a remuneração dos vereadores nos municípios com população inferior a 50 mil habitantes. A PEC 35/2012, de autoria do senador Cyro Miranda (PSDB-GO), afeta 89,41% das cidades brasileiras. No caso de Pernambuco, 81% dos municípios deixariam de remunerar seus vereadores. Um dos argumentos fortes é que a PEC causa uma economia considerável – apenas 600 municípios continuariam a remunerar legisladores. Mas a discussão não é tão simples. Manifestações contrárias, feitas por vereadores, prefeitos e até governadores, já se espalham pelo País. A pergunta que fica é: o que está por trás dessa iniciativa, a princípio, “radical”?
O texto da PEC 35 adianta: “Visa conferir um novo papel ao trabalho do vereador desses pequenos municípios, que serão considerados honoríficos e passarão a assumir esse cargo em razão de sua condição cívica, de sua honorabilidade ou capacidade profissional”. O projeto evoca o questionamento sobre a obrigatoriedade do contribuinte de pagar os vereadores, uma vez que eles são os únicos servidores públicos, previstos na Constituição, que não têm que ter dedicação exclusiva e, nas cidades menores, os expedientes nas Câmaras são bastante esparsos.

Se nos grandes centros, a falta de transparência, o uso de “penduricalhos” financeiros e o assistencialismo se fazem presentes, nos pequenos municípios isso tudo é potencializado. E a relação com o “dinheiro”, além da força política, é a mola propulsora desse cenário.

O economista Maurício Romão ressalta que esta é uma discussão que chega em boa hora. “O que está acontecendo hoje é: a democracia exige a representação parlamentar, o elo com o Executivo. E aqui essa representação está sendo execrada, imprópria, corrupta, cheia de subterfúgios, o que vai tornando o exercício da atividade parlamentar em algo negativo, em um estigma de atividade desnecessária”, destacou

Como exemplo disso, ele citou a forma “esdrúxula” como se deu o recente reajuste de 64% nos salários dos vereadores de Olinda, votado em outubro do ano passado, sem o conhecimento da sociedade. A votação foi extra-pauta e o resultado só foi divulgado na internet no início deste ano.

A União Nacional dos Vereadores (UVP) divulgou carta à relatoria, que está com o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), dizendo que a PEC 35 vai instituir o “mensalinho municipal”. Sustentam que o projeto deixa os vereadores à mercê do poderio econômico e político do Executivo e que coloca em posições distintas e não equilibradas dois tipos de vereadores, o que recebe salário e o que não. Procurado pelo JC, o tucano, por meio de sua assessoria, disse que prepara relatório sobre a matéria e não quis se pronunciar.

Para haver uma mudança de paradigma, Maurício Romão defende que é preciso rever o atual mecanismo de remuneração, fundado no tamanho populacional, independente da receita do município. “Buíque, São Bento do Una e Timbaúba estão na mesma faixa populacional de Ipojuca e pagam a mesma remuneração máxima aos vereadores (R$ 8.016,94). Uma mudança de paradigma envolveria ao menos duas medidas importantes: instituir um índice composto, que combinasse população e receita municipais, e suprimir a imposição constitucional de se fixar os subsídios na legislatura antecedente para viger na seguinte”, opinou.

sexta-feira, 22 de março de 2013

VEREADOR MELQUE DO CATIMBAU E O ARTESÃO LUIZ DE BENICIO PARTICIPAM DO LANÇAMENTO DO LIVRO A “NOVA VACE DA LUA”.


O Vereador Melque do Catimbau participou do lançamento do Livro nova face da lua no Centro de Artesanato de Pernambuco. No encontro estava presente o Governador Eduardo Campos e a primeira dama Renata Campos, nesta sexta feira (22/03).  A obra traz a história de 85 artesãos do Sertão, Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana, e é uma iniciativa da Construtora OAS. De aproximadamente 600 artesãos 85 foram escolhidos para fazer parte do livro a “Nova face da lua”, em meio a este evento a cidade de Buíque foi citada com o destaque do artesão Luiz de Benicio. Durante o evento de lançamento, Eduardo Campos recebeu, em nome do Governo de Pernambuco 500 exemplares do livro, que serão distribuídos nas bibliotecas públicas estaduais. Escrita por Flávia Santos, Rogério Luz e Pedro Belchior, a publicação tem 235 páginas e será vendida no Centro de Artesanato. O vereador Melque do Catimbau aproveitou a oportunidade para entregar Ofícios ao governador solicitando a execução do Projeto do asfalto que liga Buíque ao Distrito do Catimbau, também solicitou o sinal de telefonia móvel da Tim para a comunidade.  


terça-feira, 19 de março de 2013

FESTA DO PADROEIRO DE SÃO JOSÉ EM CATIMBAU FOI CANCELADA

O Vereador do Catimbau fez a seguinte justificativa no Fecebook a respeito o cancelamento da festividade do Padroeiro de São José no Distrito do Catimbau:


Meus amigos do Catimbau faço ciente a cada um de vocês que não será possível a Prefeitura Municipal de Buíque realizar a festividade do Padroeiro de São José por conta do Município ter declarado estado de calamidade pública, devido a este fato a Prefeitura Municipal enviou ofício ao Comandante da 3º CPM, em 04 de março de 2013, informando que não iria haver as festividades do Padroeiro como previsto no calendário festivo do município, fiz de tudo para que esta festa fosse realizada; o presidente da Câmara de vereadores André de Toim conseguiu o cantor, minha pessoa alugou o som, mais infelizmente não será possível, pois o pessoal da Policia Militar me informou que qualquer problema que ocorresse o culpado seria os organizadores da festa, então não quero responder judicialmente por qualquer divergência que venha a acontecer. A viatura não iria permanecer no local, apenas passaria como de costume. Desde já solicito a compreensão de todos.

A Prefeitura Municipal de Buíque está realizando a manutenção e recuperação de estradas no município.

Na manhã do sábado, dia 17 de março, a Prefeitura Municipal de Buíque realizou manutenção da estrada do Guanumby, em vista a Prefeitura vai proceder com manutenção e recuperação das estradas vicinais do município. 


Estas ações do Prefeito Jonas Camelo, é de suma importância para proporcionar a melhoria para a população da zona rural que constantemente vai a sede do município, contribuindo para redução de perda de tempo no percurso da viagem, como também mais conforto e segurança para os condutores de veículos.

Esperamos que o Vale do Catimbau seja contemplado neste projeto de restauração e recuperação de estradas, pois a estrada que liga Catimbau a Buíque encontra-se também em estado de calamidade Pública.

domingo, 17 de março de 2013

VEREADOR MELQUE PARABENIZA O PREFEITO JONAS CAMELO NETO



O Vereador Melque do Catimbau na Sessão Legislativa do dia 14, discursou sobre a seca severa que assola o Nordeste brasileiro, a pior dos últimos 50 anos, atinge mais de 1.100 cidades. Parabenizou o Prefeito Jonas Camelo Neto, pela iniciativa de ter disponibilizado 10 carros pipas com recursos próprios do Poder Executivo para amenizar a situação da seca no município, também falou que o Prefeito já fez licitação para aquisição de sextas básicas e peixes para a semana santa, e agradeceu os 02 carros pipas que ficará a disposição da comunidade  do Catimbau dois dias por semana, para amenização da sede do povo da zona rural.