quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Prefeito do Recife declara “guerra” à burocracia

O general Ernesto Geisel foi o primeiro presidente do ciclo militar a criar um ministério para enfrentar a burocracia

Por: Inaldo Sampaio em 12/01/17 às 01H27, atualizado em 11/01/17 às 23H30

O prefeito Geraldo Júlio assinou um decreto, ontem, instituindo no âmbito do Recife o “Programa de Desburocratização, Inovação e Eficiência”. Trata-se de iniciativa louvável do gestor no sentido de tentar reduzir a taxa de burocracia no serviço público, aumentando, por conseguinte, o grau de inovação e de eficiência dos serviços prestados. No entanto, todos os gestores públicos, sem exceção, que deflagraram “guerra” à burocracia em nosso país perderam a parada, a partir do então ministro extraordinário da Desburocratização, Hélio Beltrão, no governo do general Ernesto Geisel. Essa pasta, criada em 1979, se propunha a abolir atestados de vida, residência, pobreza e bons antecedentes, além do reconhecimento de firmas por parte de cartórios. Passados 30 dias da saída do ministro do governo, a burocracia no Brasil, em vez de reduzir-se, aumentou. Dúvidas? Tente comprar um imóvel pela Caixa Econômica Federal.
Cuidado com a divisão
Sílvio Costa Filho, líder da bancada do PRB na Assembleia Legislativa, considera “legítima” a candidatura do empresário Arlindo Capitani (“Gaúcho”), do seu partido, à prefeitura de Ipojuca. Mas defende que ela se insira numa estratégia que não divida as oposições. Se saírem “Gaúcho” e a mulher do ex-vereador Romero Sales, Célia (PTB), o PSDB do ex-prefeito Carlos Santana vira favorito..
Vanguarda > O ex-deputado Carlos Lapa jura de pés como ele, então prefeito de Carpina entre 1976 e 1982, juntamente com Germano Coelho, então prefeito de Olinda, foram os dois primeiros, no Brasil, a pagar o 13º salário aos servidores públicos municípios, que até então não tinham esse direito.
Bloqueio > Ângelo Ferreira (PSB), prefeito de Sertânia, tenta bloquear, pela Justiça, cheque de 35 mil emitido por seu antecessor, Guga Lins (PSDB), dia 30/12, e diz que encontrou em caixa apenas R$ 361,00.
Livro > “Olinda no coração” é o título do livro que o ex-prefeito Germano Coelho lançará hoje às 16h (Mosteiro de São Bento) contando a história da transformação da cidade em Patrimônio da Humanidade.
Amupe > Surgiu ontem um candidato de oposição à presidência da Amupe para não permitir que o atual, José Patriota (PSB), seja candidato único. É o prefeito de Itaquitinga, Geovani Oliveira (PMN).
Figurão > José Eduardo Alckmin,o advogado que ajuizou ação de impugnação de mandato contra o novo prefeito de Olinda, Professor Lupércio (SD), já defendeu o prefeito reeleito de Belo Jardim, João Mendonça (PSB), em processos no TSE, do qual já foi ministro como representante da OAB.
Eu, hein? > O violeiro e prefeito reeleito de Tabira, Sebastião Dias (PTB), contou ontem no Recife que ainda não sabe como ganhou a eleição porque o ex-prefeito Josete Amaral, irmão do seu vice, José de Helena (PSDC), não o apoiou, e o PMDB lançou a ex-primeira dama Nicinha Carvalho.
Defecção > Estariam decepcionados com o PT e analisando a hipótese de deixar o partido o prefeito Luciano Duque (Serra Talhada) e o deputado estadual Paulinho Tomé. A ambos soma-se o governador do Ceará, Camilo Santana, ligado aos irmãos Ciro e Cid Gomes. A ala mais à esquerda do partido não o apoiou em 2014 e ficou contra o candidato dele à prefeitura de Fortaleza em 2016, que foi o prefeito reeleito Roberto Cláudio (PDT).




Nenhum comentário:

Postar um comentário