terça-feira, 25 de junho de 2013

Médicos de PE anunciam paralisação em hospitais públicos na terça-feira

Categoria é contra medida anunciada por Dilma sobre médicos estrangeiros.
Secretaria Estadual de Saúde afirma que não foi informada oficialmente.

Os médicos de hospitais federais, municipais e estaduais em Pernambuco anunciam uma paralisação das atividades nas principais unidades públicas do estado nesta terça-feira (25), por 24 horas, como forma de protesto contra a medida anunciada pela presidente Dilma Rousseff de trazer profissionais estrangeiros para atuar nas cidades do interior. Serviços de emergência e urgência, chamados do Samu e atendimento aos pacientes internados devem continuar sem interrupções de acordo com o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe).
Pessoas que tiverem consultas e cirurgias programadas para esta terça em alguma unidade de saúde pública terão os encontros reagendados, sob responsabilidade de cada hospital. O Simepe orienta a população a procurar os postos de saúde, policlínicas e hospitais que frequentam para saber como remarcar os procedimentos.
De acordo como presidente do sindicato, Mário Jorge, a categoria não é contra a entrada de médicos estrangeiros no país, e sim contra a proposta da presidente, que não esclarece se os profissionais trazidos vão se submeter a avaliação de currículo e competências. Mais de 4 mil médicos no estado foram notificados e uma assembleia geral extraordinária está marcada para as 14h de terça-feira, no auditório do Memorial da Medicina de Pernambuco, Rua Amaury de Medeiros, nº 206, bairro do Derby, área central do Recife.
O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) demonstrou apoio o movimento do Simepe e, em seu pronunciamento publicado no site oficial sobre o discurso da presidente da república, também discorda das medidas que serão adotadas pelo governo federal sobre o intercâmbio dos profissionais estrangeiros. O conselho também afirma que não vai habilitar nenhum médico estrangeiro sem a devida avaliação de competência e fluência em língua portuguesa.
A Secretaria de Saúde de Pernambuco afirmou não ter sido notificada oficialmente do movimento e não tem nenhum plano para suprir as consultas já agendadas.

 

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Recife vai calcular os Gases de Efeito Estufa gerados pelas Copas das Confederações e do Mundo

O projeto também prevê um plano de ação local para mitigar e compensar os impactos causados ao meio ambiente
A Prefeitura do Recife dá início, nesta terça-feira (25), ao projeto de Gestão das Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) da Copa das Confederações e da Copa do Mundo. A iniciativa prevê a realização de um inventário dos poluentes gerados pelos torneios e de um plano de mitigação para os impactos causados ao meio ambiente. Os detalhes do começo dos trabalhos serão definidos durante uma reunião entre a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Cida Pedrosa, e o consultor do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Marcelo Rocha, às 9h, no auditório da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, localizado na Rua Madre de Deus, Bairro do Recife.
No encontro, serão definidas as diretrizes gerais para que se faça a “pegada de carbono” na cidade, primeira etapa do projeto de gestão de GEE. A ação tem o objetivo de calcular a quantidade de CO2 produzida pelos investimentos em infraestrutura e pelas atividades ligadas à realização dos campeonatos. Serão estabelecidas, por exemplo, as fontes de emissões a serem estudadas na Copa das Confederações: consumo de combustíveis fósseis e renováveis (veículos oficiais, transporte público); de energia elétrica (estádios e hotéis); de materiais nas obras de infraestrutura; transporte aéreo; geração de resíduos sólidos; entre outras.

O inventário de Gases de Efeito Estufa será produzido por técnicos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), através de uma parceria da Prefeitura, Governo do Estado e MMA. Para se chegar ao cálculo estimado desses poluentes, vai se usar como bases os dados repassados pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, conforme for definido neste encontro. “Vamos fechar os últimos detalhes para começar o repasse de informações aos consultores. Trata-se de um passo importante para garantir a sustentabilidade das Copas das Confederações e do Mundo”, explicou Cida Pedrosa.
Com a conclusão desses cálculos, será elaborado o plano de ação local para diminuir e compensar os efeitos da promoção dos torneios deste ano e de 2014. O documento trará uma série de propostas a serem colocadas em práticas pela Prefeitura do Recife e pelo Governo do Estado. Também conterá um levantamento de potenciais parcerias com o setor privado, além da definição de parâmetros e abordagem metodológica para verificação independente de resultados do projeto.
Segundo a secretária, o projeto de gestão deixará uma herança importante na área ambiental: a expertise na promoção de grandes eventos sustentáveis e a sensibilização dos participantes. “Além dos estudos e do plano de ação, esse projeto prevê o repasse do conhecimento. Nossos técnicos serão capacitados sobre o processo de realização de inventários de carbono e de medidas de compensação. Isso nos qualificará para a promoção de futuros eventos. Também acredito que as ações compensatórias e mitigatórias vão incentivar uma mudança positiva no comportamento dos participantes”, finalizou.

sábado, 22 de junho de 2013

Condutores de Ecoturismo do Catimbau distribuiem panfletos na rede hoteleira da Cidade de Arcoverde.



A diretoria da Associação dos Condutores de Turismo do Parque Nacional do Catimbau (ACONTURC) realiza o trabalho de distribuição de panfletos nas redes hoteleiras em Arcoverde, o objetivo é divulgar os atrativos turísticos do município de Buíque para os visitantes que estão curtindo o São João de Arcoverde, esta iniciativa teve o apoio maciço do Empresário Roberval, atual diretor da Secretaria de Turismo Cultura e Esporte de Buíque, que como sempre nunca se ausentou-se  de firmar essa parceria junto a ACONTURC. Também esteve presente o Vereador Melque Bezerra, que acompanhou de perto o trabalho dos guias concedendo todo seu apoio, visto que o mesmo já fez parte do quadro administrativo da presente instiuição. 



sexta-feira, 21 de junho de 2013

Prefeito Jonas Camelo Neto cancela o São Pedro em Buíque e justifica os motivos.

O Prefeito Jonas Camelo  faz saber a população Buiquenses que em decorrência  da previsão da redução de 17 á 19% no repasse do FPM(Fundo de participação dos Municípios ), feita pela Secretaria do Tesouro Nacional referente ao mês de junho corrente e na referida previsão de queda  de 16% para julho o que representa uma diminuição para estes dois meses de aproximadamente 2 milhões de reais, conforme informações  da CNM(Confederação Nacional dos Municípios) www.cnm.org.br  Secretaria de Finanças do Município do Buíque  através da Assessoria Contábil coordenada pelo Dr. Jarbas, o que coloca o município com as seguintes opções administrativas:   
Primeiro: A realização da referida festividades com atrações, estruturas e   para divulgações os dois dias de festividades orçada pela comissão de festas do município do Buíque em R$ 800,000,00(Oitocentos  mil reais).
Segundo: A realização de pagamentos dos funcionários efetivos, contratados e cargos comissionados deste município, como também a efetivação dos pagamentos da parte patronal que inclui INSS(Instituto Nacional de Seguro Social),Previdência Propria Municipal e fornecedores do município tais como Combustíveis, Merenda Escolar, Transporte Escolar, Celpe, Compesa, Oi Telefonia entre dezenas  de outros itens.
Diante do exposto e tendo sido feito pré seleção das atrações, foi solicitado a documentação necessária para realização do devido processo licitatório, junto as empresas detentoras da exclusividade de contratação, condição legal indispensável para sua realização, e não tendo sido atendido até esta data, ficado impossível sua mudança, considerando  a grande demanda deste período . Como também pelos motivos expostos pelos orgões financeiros competentes Nacionalmente e do Município do Buíque e para o bem fiel cumprimento dos deveres constitucionais , fica decidido pelo cancelamento das festividades   Juninas da Festa de São Pedro, para que o Municipio possa honrar com todos os pagamentos em dias, de funcionários e fornecedores como assim sempre foi executado.
Buíque, 21 de Junho de 2013
Jonas Camelo de Almeida Neto
Fonte Giro Social

quinta-feira, 20 de junho de 2013

A Secretária de Saúde do Município Fernanda Camelo faz visita ao Sítio Serra do Catimbau mais o Vereador Melque Bezerra




A Secretária Municipal de Saúde Fernanda Camelo sempre no intuito de promover uma Saúde Pública cada vez melhor e de sorte a atender as famílias carentes da zona rural, como também do município no todo, junto com o Vereador Melque Bezerra  fez visita a comunidade do Sítio Serra do Catimbau em 20.06, com o objetivo de instalar um Anexo, (mini-posto de Saúde da Família) naquela localidade, para melhor atender aquela população. Trata-se de uma região sofrida onde as famílias teriam que se deslocar a uma distância de 06km a pés, descendo serras e subindo serra até chegar ao Distrito do Catimbau. Após a instalação do anexo o médico atenderá as famílias uma vez por semana, e a enfermeira prestará atendimento 03 dias por semana, realizando o trabalho de pré-natal, baixo peso, prematuridade e vacinação das crianças. 
     Parabens Fernanda Camelo e Jonas Camelo pela iniciativa.

Melque Bezerra do Catimbau, marca sua presença na inauguração do Corpo de Bombeiros de Arcoverde

O vereador Melque Bezerra do Catimbau, marca sua presença na inauguração do Corpo de Bombeiros de Arcoverde, onde na ocasião conversa com o Deputado Júlio Cavalcanti, tratando de assuntos de interesse da comunidade, no qual ficou agendado com o Deputado para após o término das Festividades Juninas se reunir com o mesmo junto com os líderes comunitários, representantes de entidades religiosas, ex-vereadores e cabos eleitorais, para discutirem com mais clareza o Projeto do asfalto do Catimbau. 





quarta-feira, 19 de junho de 2013

Telexfree é interditada pela justiça

A empresa de marketing multinível está proibida de fazer novos cadastros de divulgadores e de efetuar pagamentos aos divulgadores já cadastrados. A multa por descomprimento é de R$ 100 mil por cada novo cadastro ou pagamento 



Hugo Bispo - Diario de Pernambuco
19/06/2013 15:04

A Ympactus Comercial Ltda, mais conhecida como Telexfree, está interditada judicialmente em todo o Brasil. A empresa de marketing multinível está proibida de efetuar novos cadastros de divulgadores e de efetuar pagamentos aos divulgadores já cadastrados, sob pena de multa diária de R$ 100 mil por cada novo cadastro ou pagamento.

A decisão é da juíza Thaís Khalil, titular da 2ª vara cível do Rio Branco, no Acre. O Ministério Público do Estado do Acre (MP/AC), por intermédio da Promotoria de Defesa do Consumidor e Promotoria de Defesa dos Direitos Humanos, foi o autor da medida cautelar preparatória de ação civil pública contra a Telexfree. A empresa tem cinco dias para apresentar sua defesa e 10 dias para recorrer à segunda instância.

A decisão da juíza ainda determinou o congelamento dos bens e o bloqueio de valores existentes em contas bancárias e aplicações financeiras da Telexfree, assim como os de seus sócios, Carlos Roberto Costa e Carlos Nataniel Wanzeler. Khalil acrescentou na setença que, até amanhã, a Telexfree será obrigada a exibir em seu site, por meio de pop-up um cartaz informando seus divulgadores sobre o conteúdo da liminar, sob pena de R$ 500 mil por dia caso não cumpra o estabelecido.
Em março deste ano, a Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda havia acusado a TelexFree de fazer "esquema de pirâmide financeira", o que é considerado crime.

Leia aqui a íntegra da nota de esclarecimento sobre as atividades da Telexfree

A Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda (Seae/MF) vem a público prestar os seguintes esclarecimentos sobre as atividades da empresa Ympactus Comercial Ltda. ME, conhecida pelo nome fantasia de Telexfree:

1. As operações da referida empresa NÃO configuram captação antecipada de poupança popular, que é modalidade descrita no art. 7º da Lei nº 5.768/71 e cuja autorização e fiscalização competem à Seae/MF. Desta forma, NÃO cabe à Seae autorizar nem fiscalizar as atividades da Telexfree em território nacional.

2. A descrição das atividades econômicas principal e secundária da empresa não a autorizam praticar atividades de comércio.

3. Não foi comprovada a parceria entre a Telexfree e operadoras de telefonia móvel ou fixa, o que seria necessário para garantir a prestação do serviço de VoIP (voice over IP), conforme ofertado pela empresa.

4. Com base nas informações prestadas pela empresa, a Seae/MF concluiu que estão presentes indícios de duas possíveis irregularidades na relação comercial entre a Telexfree e os divulgadores membros da rede da organização: i. o estímulo à economia informal e ii. a exigência de exercício de duas atividades laborais (como divulgador e como comerciante) para o recebimento de apenas uma.

5. A oferta de ganhos altos e rápidos proporcionados principalmente pelo recrutamento de novos entrantes para a rede, o pagamento de comissões excessivas, acima das receitas advindas de vendas de bens reais e a não sustentabilidade do modelo de negócio desenvolvido pela organização sugerem um esquema de pirâmide financeira, o que é crime contra a economia popular, tipificado no inciso IX, art. 2º, da Lei 1.521/51

domingo, 16 de junho de 2013

Dilma Rousseff e Joseph Blatter são vaiados durante discurso de abertura da Copa das Confederações

A presidente Dilma Rousseff foi vaiada na abertura da Copa das Confederações, neste sábado, antes do jogo entre Brasil e Japão, no Estádio Nacional de Brasília (Mané Garrincha). Na tribuna, ela fez um breve pronunciamento, declarando aberta oficialmente a competição, mas recebeu vaias de parte do público que lotou a arena na capital federal.
Diante das vaias, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, que estava ao lado de Dilma na tribuna do estádio e também fez um pronunciamento oficial, chegou a pedir educação aos torcedores. "Amigos do futebol brasileiro, onde está o respeito e o fair play, por favor?", disse o dirigente suíço, aumentando o constrangimento do momento.
Antes disso, Blatter fez um breve discurso. "Prezados amigos do futebol, estamos todos reunidos hoje para uma verdadeira festa do futebol no país pentacampeão. É um grande prazer, em nome da Fifa, dar as boas-vindas e agradecer as autoridades brasileiras, lideradas pela presidente Dilma Rousseff", declarou o presidente da Fifa, em português.
Dilma foi vaiada duas vezes pelo público, quando foi anunciada oficialmente e quando foi citada por Blatter. Ela ficou com o semblante fechado ao lado do cartola da Fifa e apenas declarou aberta a competição. "Declaro oficialmente aberta a Copa das Confederações Fifa 2013", discursou a presidente, visivelmente constrangida com a situação.

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Logo após os vereadores de Buíque aprovarem o projeto de lei que define o perímetro urbano da futura cidade de Guanumbi, o vereador Melque do Catimbau reivindica juntos aos nobres vereadores união em prol do asfalto do Catimbau.





Logo após o projeto de lei 11/2013 que “Define o perímetro urbano e espaço territorial do distrito de Gaunumbi no Município de Buíque e dá outras providencias”. Assinado pelos vereadores Peba do carneiro, Anísio de Dedé, Paulinho da Saúde e Peba da Ribeira supostamente aprovado por unanimidade e sem  nem uma ressalva pelos 13 vereadores da Casa Jorge Domingos Ramos, o vereador Melque do Catimbau usando da palavra mencionou perante os vereadores presentes e demais autoridades que o Distrito de São Domingos está de parabéns pela apresentação deste projeto de lei que tem por objetivo a emancipação daquele Distrito, pois a partir do presente momento em que São Domingos passar a Cidade a região terá outro rumo passando a caminhar com seus próprios pés, sem depender do município de Buíque, e que jamais votaria contra a esse projeto de Lei. Também aproveitando o ensejo em que estava presentes os 13 vereadores, o mesmo falou que da mesma forma que São Domingos tinha um sonho de passar a ser cidade, o Distrito de Catimbau tem um sonho de ver acontecer a Execução do Projeto do Asfalto que Liga Buíque ao Distrito do Catimbau, conforme o vereador Melque a população do Catimbau vem sendo lesada à vários anos por indagações políticas que só prometem e não honrar seus preceitos políticos no que se tange aos seus pronunciamentos falsos, visto que o asfalto do Catimbau não só beneficiará aquele distrito como também a cidade será beneficiada com crescimento da economia local de sorte a crescer o comercio gerando renda e emprego pra população, o vereador pediu a ajuda de todos os nobres vereadores para que se unissem em pró deste ideal, e que na próxima sessão ordinária fosse discutido as possibilidades de agendar uma audiência com o governador do Estado junto com os 13 vereadores  para discutir melhor a carência da via de acesso no desenvolvimento do turismo no município de Buíque.