Uma das duas jovens que morreram no acidente do voo 214 de Asiana
Airlines ocorrido em San Francisco no último sábado pode ter sido
atropelada por um veículo de emergência, confirmaram nesta segunda-feira
as autoridades locais.
As duas jovens que morreram no acidente sofrido pelo Boeing 777 da
Asiana Airlines, que também deixou 181 feridos, oito em estado crítico,
dois deles com paralisias por lesões vertebrais, são duas estudantes
chinesas de 16 anos, identificadas como Ye Meng Iuane e Wang Lin Jia.
Uma delas pode ter sido lançada para fora da aeronave quando esta
colidiu contra o dique e começou a se desintegrar, explicou o legista do
condado de San Mateo, Robert Foucrault. A outra jovem foi encontrada
entre os escombros do avião, próxima de uma rampa de evacuação.
O jornal "San Francisco Chronicle" publicou que a segunda vítima pode
ter sido atropelada pelos primeiros veículos de emergência que chegaram
para o resgate das vítimas. A porta-voz do corpo de bombeiros de San
Francisco, Mindy Talmadge, afirmou que a jovem "tinha ferimentos com
sinais de atropelamento".
A autópsia do corpo será terminada nesta noite para confirmar o acontecido.
"Ao local chegaram múltiplas agências e a Junta Nacional para a
Segurança dos Transportes (NTSB, sigla em inglês) está realizando uma
investigação de todo o acidente", afirmou Mindy.
Foucrault explicou ao jornal "Los Angeles Times" que a autópsia
determinará se a jovem morreu pelo acidente aéreo ou por um incidente
posterior.
"Se houve um incidente secundário, as pessoas envolvidas devem estar cientes, assim como sua família", disse.
O comandante do avião, Kang Kook Lee, ainda estava em fase de
treinamento e tinha apenas 43 horas de experiência em um Boeing 777,
disse a porta-voz da companhia, Hyo Min Lee, ao "Los Angeles Times".
Trata-se de um piloto experiente e com mais de 9 mil horas de voo em outros modelos, como os Boeings 747 e 737 e o Airbus 320.
Essa foi a primeira tentativa de aterrissagem de Kang Kook Lee em um
777 no aeroporto internacional de San Francisco e a nona no total com
esse modelo. Entre 1999 e 2004, o piloto fez várias aterrissagens em San
Francisco com um Boeing 737.
Seu instrutor de voo nesta ocasião era Jeong-min Lee, com mais de 12 mil horas de experiência de voo, sendo 3.220 em um 777.
O avião voava a uma velocidade substancialmente inferior aos 137 nós
(254 km/h) que os pilotos tinham programado para a aproximação da pista
de pouso.
Segundo as autoridades, os pilotos não realizaram chamadas de
emergência e as condições meteorológicas eram normais quando ocorreu o
acidente.
Os registros de dados do voo 214, que saiu de Xangai (China) e fez
uma escala em Seul (Coreia do Sul), indicam que o piloto tentou acelerar
os motores do avião aproximadamente sete segundos antes da cauda da
aeronave bater em uma barreira que separa o extremo da pista 28 Esquerda
das águas da baía de San Francisco.
O gravador de vozes da cabine mostra que 1,5 segundos antes do
impacto, os pilotos indicaram que iniciariam "uma volta" para outra
aterrissagem.
Os dados corroboram o relato de Benjamin Levy, um dos passageiros,
que disse à imprensa que viu pela janela os píeres da baía e pensou que
estavam próximos demais do avião.
Segundo o relato de Levy, o piloto tentou acelerar os motores "justo
quando estávamos a dois ou três metros da água", o que pode ter elevado a
frente e abaixado a parte de trás do avião fazendo com que ela batesse
em uma das barreiras na cabeceira da pista.
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