domingo, 4 de agosto de 2019

Pediatra e pesquisador americano visitará Arcoverde

Nas próximas segunda, terça e quarta-feira, dias 5, 6 e 7 de agosto, o médico pediatra norte-americano Alan Mendelsohn estará visitando Arcoverde para avaliar a pesquisa que está sendo realizada com famílias atendidas pelo Programa Criança Feliz, bem como com as famílias que estão sendo visitadas pelas equipes do IAB e incentivadas a prática da leitura para as crianças que estão na fase da primeira infância. Na oportunidade ele visitará Unidades Básicas da Saúde da Família, entre elas a UBSF do bairro Cidade Jardim e também a Creche Dr. Jennecy Ramos, na mesma comunidade. Após as visitas, Dr. Alan terá encontro com a secretária de Saúde do município, Andréia Britto, e em seguida, audiência com a prefeita de Arcoverde, Madalena Britto.
"O médico-pesquisador estará recolhendo dados e impressões das unidades de Arcoverde, bem como do trabalho desenvolvido pelo Programa Criança Feliz, já que como pediatra e estudioso, ele atua no segmento do Desenvolvimento Comportamental Infantil", ressaltou a secretária municipal de Assistência Social, Patrícia Padilha.
Dr. Alan é professor-associado da Faculdade de Medicina da Universidade de Nova York e no Belleuve Hospital Center. Também é membro do Conselho da Academia Americana de Pediatria Sobre a Primeira Infância. Fundado há 283 anos, o Bellevue é o hospital público mais antigo dos Estados Unidos.
De acordo com a pesquisa de Dr. Alan e também da pesquisadora Adriana Weisleder, da mesma instituição, em uma parceria com parceria com o Instituto Alfa & Beto, a rotina de ler para os filhos traz ganhos como 14% de incremento no vocabulário das crianças, 27% de aumento na memória de trabalho, além de crescimento de 25% no índice de crianças sem problemas de comportamento.
Agenda:
- Segunda-feira, 5 de agosto
8h - Visita à UBSF da Cidade Jardim;
9h30 - Visita ao Residencial Maria de Fátima Freire;
11h - Reunião com a Coordenação da UBSF da Cidade Jardim;
14h - Creche Dr. Jennecy Ramos / Leitura desde o berço - 1° Grupo - com a presença dos pais;
16h - Creche Dr. Jennecy Ramos / Leitura desde o berço - 2° Grupo - com a presença dos pais;
- Terça-feira, 6 de agosto
9h - Creche Dr. Jennecy Ramos / Leitura desde o berço - 3° Grupo - com a presença dos pais;
13h - Reunião para checar feedback e alinhamento com equipe IAB;
14h - Creche Dr. Jennecy Ramos / Leitura desde o berço - 4° Grupo - com a presença dos pais;
16h30 - Acompanhamento e observação de visita domiciliar de ACS (Agente Comunitário de Saúde).
- Quarta-feira, 7 de agosto
Outros compromissos a serem definidos em Arcoverde

Foto: NYU School of Medicine/divulgação 

Cabo da PM baleado em assalto em Gravatá morre no Recife

José Teófilo dos Santos, de 38 anos, foi atingido por estilhaços de um disparo de espingarda calibre 12. Um vigilante que tentou socorrê-lo também foi ferido e morreu pouco depois
agosto 2, 2019 às 13:04 - Por: Redação OP9

por três homens que estavam em um veículo HB20 branco.

A vítima reagiu e foi atingida na perna e no abdome. Logo depois, o vigilante Ivanildo Barbosa dos Santos, de 40 anos, passou pelo local e tentou socorrer o policial, mas foi surpreendido pelo bandidos, que estavam escondidos no mato. Ele também foi ferido e socorrido para uma unidade de saúde da cidade, mas morreu pouco depois de dar entrada na emergência.
José Teófilo foi socorrido no Hospital Doutor Paulo da Veiga Pessoa, em Gravatá, de onde foi transferido para o Hospital da Restauração, no Recife. O corpo do cabo foi levado ao Instituto de Medicina Legal do Recife, de onde dever ser liberado no início da tarde desta sexta-feira (2). José Teófilo era casado, tinha dois filhos e também atuou no 24º Batalhão da Polícia Militar, em Santa Cruz do Capibaribe. O policial será velado e sepultado em Gravatá, onde morava com a família.

Lucas Ramos participa de entrega de residências em Gravatá-PE


Famílias do Assentamento Santo Antônio, em Gravatá, realizaram nesta sexta-feira (02) o sonho da casa própria. A prefeitura do município entregou 26 residências construídas pelo Programa Minha Casa Minha Vida, as primeiras em uma área de reforma agrária. O deputado estadual Lucas Ramos (PSB) participou da solenidade que marcou uma nova fase vida das famílias gravataenses ao lado do prefeito Joaquim Neto e do superintendente da Caixa Econômica Federal, Marcos Borges.
Os imóveis contam com sala, cozinha, dois quartos e área de serviço. A área de cada unidade é de aproximadamente 50 metros quadrados. “São casas bem estruturadas, que vão garantir conforto e segurança para os beneficiados. Acompanhamos de perto o esforço do prefeito Joaquim Neto e de sua equipe para que pudéssemos chegar a este momento tão importante para a cidade”, declarou o deputado. Lucas também ressaltou outros investimentos feitos pelo município: “Gravatá dedica todos os esforços quando o assunto é habitação. Já estivemos no bairro Riacho do Mel, onde 194 residências já estão em fase de conclusão e mais 454 vão ser entregues, mostrando que a Prefeitura sempre teve compromisso com a melhoria da qualidade de vida da sua população”, lembrou o parlamentar.

Ao todo, as obras de construção no Assentamento Santo Antônio receberam um investimento de mais de R$ 900 mil. “A gente percebe no rosto das pessoas a alegria diante de uma entrega como esta e ficamos realizados quando vemos as coisas acontecendo, garantindo dignidade e com reflexo em outras áreas como a saúde, a educação e a cidadania”, afirmou o prefeito Joaquim Neto. Antes da inauguração, uma missa em ação de graças foi celebrada na Igreja de Santo Antônio.
ALTINHO – Ainda na tarde da sexta-feira, o deputado Lucas Ramos esteve em Altinho, onde participou da Caravana do Bolsa Família. A iniciativa do Governo de Pernambuco visa tirar dúvidas e apresentar à população os detalhes sobre o pagamento da 13ª parcela do benefício, feita com recursos 100% oriundos do tesouro estadual. “Em parceria com o Governo do Estado, a prefeitura municipal, através do prefeito Orlando José, do secretário de Desenvolvimento Social, Elenildo Arraes e de toda a sua equipe, irá atuar no cadastramento e orientação dos beneficiários”, explicou o parlamentar.
O gestor municipal destacou o impacto que o 13º do Bolsa Família terá no município. “Só em Altinho, R$ 700 mil reais serão injetados pelo Governo do Estado, fundamental para a nossa economia”, sublinhou Orlando. No município, 4.486 famílias serão contempladas com o repasse que começará a ser feito nos meses de fevereiro, março e abril do ano que vem. Fonte:blogdofinfa.com.br

Plano Nacional de Educação pode ajudar a atingir metas da Agenda 2030


Objetivos para ensino infantil e fundamental serão atingidos, diz Ipea

O cumprimento das metas previstas no Plano Nacional de Educação (PNE) pode ajudar o Brasil a concluir, em 2024, 70% das metas previstas para 2030, pelo quarto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS4). A constatação é do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), obtida a partir de um levantamento que retrata a implementação do ODS4 no país, tendo por base indicadores de 2016 e 2017.

Assinada por 193 países, a Agenda 2030 aponta 10 metas visando à educação inclusiva, equitativa e de qualidade e à promoção de oportunidades de aprendizagem para os estudantes brasileiros. No caso do ODS4, foram estabelecidas metas para sua implementação tanto para a educação infantil como para os ensinos fundamental, médio, profissionalizante e superior.

Há também metas para a disseminação de conteúdos relacionados à sustentabilidade, à infraestrutura das escolas, ao apoio a países menos desenvolvidos e à criação de garantias para melhores condições de trabalho para os professores.

No Brasil, o ODS4 conta com um relevante aliado: o PNE (2014-2024), que fixa 20 metas a serem cumpridas até 2024. Entre as metas, estão a universalização da educação, o ensino em tempo integral na educação básica, a ampliação do ensino técnico e superior e a valorização dos professores.

Educação infantil e pré-escolar
De acordo com o levantamento do Ipea, não deverá haver problemas mais complicados para que o país atinja a meta de prevista para o acesso à educação infantil, uma vez que 93,7% das crianças com idade entre 4 e 5 anos já estão matriculadas na pré-escola. A meta é de chegar à marca de 100% até 2030.

No caso de crianças com idade até 3 anos, o estudo revela que pouco mais de um terço frequenta creche. Esse dado, especificamente, é considerado “sério” pelos pesquisadores pelo fato de implicar também dificuldades para o acesso das mães ao mercado de trabalho.

Ensino fundamental e médio
Segundo o Ipea, 98% das crianças de 6 a 14 anos estavam matriculadas no ensino fundamental no ano de 2016. Ese percentual, no entanto, cai para 70% quando o recorte abrange jovens de 15 a 17 anos frequentando o ensino médio.

“O acesso ao ensino fundamental e médio não é um problema no Brasil, pois 98% das crianças e adolescentes de 6 a 14 anos de idade estão matriculadas na escola”, diz o estudo. “O desafio brasileiro para cumprir a meta 4.1 do ODS4 é a qualidade e a equidade no sistema escolar”, acrescenta.

Na avaliação do Ipea, o percentual de alunos que não concluíram o ensino fundamental e médio na idade adequada é alto. “Apesar da universalização do acesso ao ensino fundamental, é preocupante que, em 2017, um quarto dos jovens não concluiu o ensino fundamental na idade esperada”, conclui o estudo desenvolvido pelos pesquisadores Milko Matijascic e Carolina Rolon.

Tempo integral e infraestrutura
Para cumprir essa meta, o Ipea sugere a oferta de ensino em tempo integral, “pois uma maior permanência dos alunos na escola permite atingir um patamar maior de aprendizagem, sobretudo para as crianças e os jovens que apresentam maiores dificuldades de aprendizagem e menores recursos materiais”.

O Ipea alerta que é preciso melhorar a infraestrutura escolar, para o cumprimento do ODS4, tema que demanda ações específicas, mas "não está focado de forma adequada” no Plano Nacional de Educação. O acesso à internet banda larga e a salas de informática, exemplifica a pesquisa, “são recursos didáticos presentes apenas em cerca da metade das escolas brasileiras”.

Equidade
No caso do ensino superior, o Ipea destaca o benefício proporcionado por iniciativas como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Na avaliação do Ipea, esses planos “contribuem para que o país atinja a meta de assegurar a equidade de acesso e permanência à educação profissional e à educação superior de qualidade, de forma gratuita ou a preços acessíveis”.

Os resultados, no entanto, ainda mostram que o acesso ao ensino superior continua “desigual e restrito”, uma vez que apenas um quarto dos jovens de 18 a 24 anos cursava ou já tinha completado o ensino superior.

Negros e mulheres
Entre os que cursam o ensino superior, a desigualdade mais evidente está relacionada à cor da pele. “Apesar dos programas federais, as desigualdades de acesso ao ensino superior são significativas. As cotas aumentaram o número de negros cursando o ensino superior, mas, em 2017, a proporção de jovens negros que cursam este nível de ensino é pouco mais da metade da proporção de jovens não negros no ensino superior”, diz o estudo.

As mulheres são mais escolarizadas que os homens. Em 2017, havia 57% de mulheres matriculadas no ensino superio; e 55,7% na educação profissional e técnica. No caso dos homens, os percentuais estavam em 43% e 44,3%, respectivamente.

Fonte: Agência Brasi

Fã atira copo contra o rosto de Gusttavo Lima


O cantor foi pego desprevenido e parou de cantar na hora

Gusttavo Lima foi surpreendido durante o show em Barreira, na Bahia. Na noite de quinta-feira (01), o sertanejo se apresentava e caminhava pelo palco quando, abriu os braços e foi atingido por um copo de bebida no rosto. Ele parou de cantar imediatamente e levou a mão ao rosto. 

Com a ajuda de quem estava por perto, Gusttavo conseguiu identificar a mulher que o agrediu e fez questão de comentar o ocorrido. “Eu acho que ela estava meia frustrada não estava, não? Mas foi descontar logo em mim? Eu não tenho nada a ver com isso, não. Talvez tenha brigado com o namorado, deve estar uns 5 anos sem trepar também, com certeza. Porque quem é feliz não faz isso com as pessoas”, afirmou o cantor.

Gleybson apoia a Marcha das Margaridas. Secretário Executivo da Agricultura Familiar esteve na reunião das trabalhadoras rurais com o governador Paulo Câmara, no Recife.

Mais de 100 mil mulheres trabalhadoras rurais participam da 6ª Marcha das Margaridas, em Brasília, nos dias 13 e 14 de agosto, em defesa dos seus direitos e por uma previdência social pública.
       Duas mil mulheres de Pernambuco, de Pesqueira e de vários municípios do interior, compõem a comitiva. Elas vem se preparando há meses para a manifestação.
Gleybson apoia a Marcha das Margaridas