terça-feira, 30 de outubro de 2012

Patronato Penitenciário começa a funcionar em Pernambuco

A partir desta quinta-feira, 01 de novembro, começa a funcionar o Patronato Penitenciário de Pernambuco, órgão de execução penal ligado a Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos, e coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. O Patronato substitui e amplia as atividades da antiga Chefia de Apoio a Egressos e Liberados, a CAEL, no atendimento aos reeducandos em liberdade vigiada, livramento condicional e regime aberto, egressos dos estabelecimentos prisionais.

O novo órgão vai exercer as funções de acompanhamento de processos, atenção psicossocial, pedagógica, e de inclusão produtiva dos apenados, interiorizando as ações. A iniciativa visa dar novas oportunidades aos apenados para diminuir a reincidência criminal.

Criado pelo Projeto de Lei, nº 643/2011, e aprovado pelo Governador Eduardo Campos no dia 07 de Dezembro do ano passado, o Patronato assume, de início, cerca de 4.000 reeducandos oferecendo a eles atividades como cursos profissionalizantes, atividades remuneradas com empresas parceiras, orientações vocacionais para inclusão no mercado de trabalho, carteira de habilitação, além de outros serviços na área jurídica.

José Mário, 49 anos, que cumpre pena em regime aberto, conseguiu obter a carteira de habilitação através do Programa CNH Popular, e trabalha na Fundarpe há três anos. “Eu me arrependo das ações que cometi, mas não de ser preso. Pois esse espaço foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida”. Comemora ele.

Já reeducanda Andreza Maria da Silva, 24, que progrediu do regime aberto para o livramento condicional, tem um motivo a mais para comemorar. Foi considerada funcionária padrão da empresa Pórtico, onde trabalha como auxiliar de montagem de esquadria, há um ano e dois meses. Ela ressalta que não teria como sobreviver se não fosse a atividade oferecida pela CAEL, agora Patronato Penitenciário.

São oportunidades como essas que o Patronato vai levar também para o interior do estado, segundo a superintendente, Zuleide Lima. Atualmente 260 apenados exercem atividade profissional, através da antiga Cael.  E são 17 as empresas parceiras. O novo órgão vai dar um reforço às frentes de trabalho, por meio de termos de cooperação técnica com empresas públicas e privadas. Além de identificar potenciais empregadores.

O Patronato Penitenciário vai funcionar na rua Floriano Peixoto, 141. 6º andar, no prédio do PROCON. (Mesmo local da antiga CAEL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário