sábado, 5 de maio de 2012

Com prazo no fim, cartórios eleitorais têm dia de pouco movimento

Apesar do plantão neste fim de semana, os cartórios eleitorais do centro da capital paulista tiveram pouco movimento neste sábado, quatro dias antes do prazo final para o alistamento eleitoral e a transferência de títulos para as eleições municipais de outubro.
Tanto no 1ª Zona Eleitoral (Bela Vista), quanto na 3ª (Centro), poucos eleitores compareceram para transferir os títulos ou fazer o alistamento para o primeiro voto. A expectativa é que o movimento se intensifique a partir de segunda-feira. Quem quiser aproveitar o domingo para regularizar a situação, os cartórios estarão em funcionamento das 9h às 18h.
O eleitor que precisa da segunda via do título deve obedecer outro prazo. O requerimento no próprio domicílio eleitoral pode ser feito até 10 dias antes da data marcada para o primeiro turno das eleições, ou seja, 27 de setembro. Caso ele esteja fora do domicílio eleitoral, pode requerer o documento até 60 dias antes das eleições, até 8 de agosto.
Não é necessário comparecer ao cartório eleitoral para solicitar certidão de quitação eleitoral, ela é emitida a qualquer tempo, inclusive o serviço está disponível no site do TRE-SP www.tre-sp.jus.br.
VoluntáriosA Justiça Eleitoral do Estado de São Paulo deve convocar mais de 300 mil mesários para atuarem nas eleições de outubro. Considerando o enorme contingente, o TRE-SP mantém desde 2004 o programa Mesário Voluntário. Todo cidadão com mais de 18 anos e que esteja em situação regular com a Justiça Eleitoral poderá ser mesário na sua Zona, preferencialmente no local e na Seção em que vota.
O mesário, tanto o convocado quanto o voluntário, tem direito a usufruir dois dias de folga para cada dia trabalhado nas eleições e também para cada dia de treinamento, seja o vínculo em empresa pública ou privada. Ele ganha ainda auxílio-alimentação e preferência no desempate em concursos públicos que tenham essa previsão no edital.
O mesário universitário, cuja instituição é conveniada com a Justiça Eleitoral, pode utilizar as horas trabalhadas nas eleições como crédito para as atividades curriculares complementares, além dos outros benefícios legais.
A inscrição pode ser feita no cartório eleitoral ou pelo site www.tre-sp.jus.br. Mais informações também pelo telefone (11) 3130-2100 ou 148.

Nenhum comentário:

Postar um comentário