Ainda esse ano serão iniciadas as obras de construção do Santuário de Frei Damião na cidade de Caruaru. O local vai ficar belíssimo e será mais uma atração para a ex-Capital do Forró. O Ministro Provincial dos Capuchinhos, Frei Francisco Barreto, nomeou para presidente da Comissão de Construção Frei Luiz de França Fernandes.
A autoria do Projeto é do Padre Silvano Onofre Amorim, que além de sacerdote é arquiteto, com especialização em Espaço Sagrado pela Universidade Nossa Senhora da Assunção de São Paulo. A estátua de Frei Damião Bozzano assinada pelo artista plástico Caxiado terá 35 metros de altura ficará sobre uma base de 10 metros onde abrigará o Museu Frei Damião. Por enquanto está na fase de liberação de documentação pela CPRH para o desmatamento da área necessária.
Muita gente deverá perguntar por que em Caruaru? E Frei França responde “a localização geográfica privilegiada da cidade de Caruaru facilita o acesso dos Romeiros.” E prossegue “Não obstante isto, o espaço que dispomos no Recife não tem como ampliar ou construir mais equipamentos para melhor atender os romeiros.” Atualmente existe um Convento dos Frades Capuchinhos em Caruaru, construído há 60 anos, local onde Frei Damião realizou várias missões e onde também costumava repousar nos seus intervalos.
Em Caruaru os Capuchinhos ganharam um terreno com quarenta hectares destinados a instalação do Santuário, às margens da BR 104. Neste local será construida uma Igreja com um grande pátio, um Convento, abrigo para romeiros, uma via-sacra externa, jardins, estacionamento com capacidade para dois mil ônibus e veículos menores e demais equipamentos necessários a condução e administração do complexo de todo Santuário.
Os 40 hectares foi doada aos
Capuchinhos por Luiza Dardone e família por intermédio da Diocese de
Caruaru. O espaço contará com uma igreja, a estátua de Frei Damião,
estacionamento e Centro de Apoio aos romeiros. A obra está orçada em R$
40 milhões.
Está marcado para o dia 12 de fevereiro, as 10h, a Celebração Eucarística no terreno onde será erguido o Santuário de Frei Damião, na localidade de Juriti, na Zona Rural de Caruaru, no Agreste pernambucano.
“O projeto está pronto e agora
nós vamos atrás de recursos para poder construir esse memorial que será
um espaço grandioso. A primeira parte a ser construída será a estatua de
Frei Damião”, informou o Frei Willian Oliveira, guardião do Convento
dos Capuchinhos.
Uma comissão também foi criada
para levantar recursos entre os fieis, empresas e a comunidade católica
de Caruaru. “Aquelas pessoas que queiram ajudar podem nos procurar aqui
na Igreja do Convento, uma vez que toda doação é bem vinda”, ressaltou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário