sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Eduardo vai à Europa no mês que vem. Quer parcerias nas áreas de tecnologia e saúde

 

Foto: Aluisio Moreira/SEI
Do Jornal do Commercio desta sexta-feira (18).

A equipe econômica do governo do Estado está finalizando a agenda empresarial da missão que Eduardo Campos vai realizar, entre os dias 2 e 9 de novembro, na Alemanha e Inglaterra. A ideia inicial é passar três dias em cada país, prospectando parcerias nas áreas de economia, tecnologia, educação, saúde e cultura. A viagem acontece no Ano Brasil-Alemanha, que começou em maio de 2013 e se estende até maio de 2014.

O adido do Consulado da Alemanha no Recife, Martin Mahn, adianta que a previsão é que o governador desembarque em Berlim no dia 2. Pela agenda preliminar, os primeiros compromissos seriam uma visita ao Instituto de Fomento Econômico alemão e almoço com empresários. No dia seguinte, Eduardo seguirá para Potsdam (cidade ao leste do país e capital do estado de Brandemburgo). Lá, ele vai participar de um jantar na Embaixada do Brasil na Alemanha e de reunião no Ministério da Cultura.
No dia 5, Eduardo chegará em Stuttgart, retribuindo a visita que um grupo de empresários fez a Pernambuco em fevereiro desse ano. Na cidade, o governador vai fazer o tradicional road show das oportunidades de negócios do Estado, como costuma fazer nas viagens internacionais.

"Na Alemanha, o interesse do governo de Pernambuco é, principalmente, em três clusters: metalmecânica, tecnologia da informação e energias renováveis. O país tem uma tradição em energias alternativas, sobretudo com o uso de painéis fotovoltaicos (solar)", destaca Mahn.

As missões internacionais são parte da estratégia do governo do Estado para estreitar as relações com empresas e governos. Um dos instrumentos para coordenar essa aproximação foi a criação do Fórum Suape Global. A ideia é transformar Pernambuco num polo fornecedor de bens e serviços para as indústrias de petróleo e gás, naval e offshore.

"Não podemos esperar descobrir óleo no Estado para começar a participar dos setor. Se for assim, vamos perder um mundo de oportunidades", defende o diretor de promoção de investimentos da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), Marco Túlio Rodrigues.

Em 2012, Eduardo Campo teve pelo menos duas agendas com representantes da Alemanha. Emagosto esteve na Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, em São Paulo, e em outubro esteve em outro evento em Brasília. Na Inglaterra, o governo do Estado está interessado na área de saúde e na indústria farmacoquímica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário