segunda-feira, 5 de março de 2012

Como evitar brigas no casamento

Para um casamento sem brigas, é preciso haver muito diálogo entre o casal.

As brigas desgastam qualquer casamento
Atualmente, as pessoas estão muito ansiosas, impacientes e individualistas. Por isso, muitos casamentos que começaram tão bem acabam de desfazendo à medida que os parceiros se conhecem com mais profundidade. Para que isso não aconteça com o seu relacionamento, saiba como evitar brigas no casamento.
A frase mais correta do mundo deve ser essa: “Ninguém é perfeito”. Se fosse, não haveria graça. Portanto, saiba que o seu amor também não é, nem mesmo você. Então, caso haja algo errado na pessoa que vive com você, converse com ela calmamente, sem se estressar. Com o tempo, ela poderá mudar as suas atitudes, mas você precisará ser paciente, pois não se muda um comportamento de um dia para o outro.
No casamento, o verbo-chave é “ceder”, porém, ele tem que aparecer dos dois lados. Não basta apenas um dos cônjuges ceder às vontades do outro, ou a relação será uma tirania. Sendo assim, o que é muito importante para cada um deve ser aceito por ambas as partes a fim de vocês encontrarem um meio-termo. Por exemplo, se o homem gosta de jogar futebol, deixe-o o ir uma vez por semana. Em contrapartida, a esposa poderá aproveitar esse tempo para sair com as amigas para conversarem sobre assuntos de mulher

Quando ambas as partes aprendem a ceder, o casamento fica muito mais feliz.
Outro tópico importante é o ciúme. Esse sentimento deve existir, mas não de modo exagerado a ponto de atrapalhar a vida do casal. Portanto, ficar ligando para o emprego do cônjuge a todo o momento ou ficar estressado(a) toda vez que ele chegar tarde vai deixar a relação cansativa.
Então, o ponto-chave de um casamento duradouro é a compreensão e o diálogo. No entanto, evite o estresse, pois é nesse momento que o casal mais se machuca. Quando achar que o seu amor falhou em algo, não jogue na cara dele na hora do acontecimento. Respire fundo, espere a pressão baixar e somente assim, chame-o para conversar. Olhando-o nos olhos, explique-lhe o que aconteceu e porque você se chateou tanto. Desse modo, vocês certamente entrarão em um acordo e ele perceberá que você é uma pessoa madura e sincera, ideal para passar o resto da vida com ele.
As brigas no casamento só servem para ferir e machucar os envolvidos. Portanto, é preciso evitá-las a todo custo. Por isso, ao invés de partir para a agressão verbal, dialogue com a pessoa amada com calma e paciência, porque somente assim você se fará entender. Com essas dicas, vocês serão felizes para sempre.

5 dicas para evitar brigas no relacionamento

Conheça atitudes que podem evitar brigas e tornar o relacionamento muito mais agradável
A convivência a dois  tem momentos felizes e muito romantismo, mas tem horas em que nem tudo são flores. E aí basta um motivo, por menor que seja, para começar uma discussão daquelas. As brigas entre casais  são normais, podem acontecer com qualquer casal. Mas o melhor mesmo é evitar essas brigas sempre que for possível.
Conheça agora 5 dicas para evitar brigas no relacionamento.
2 – Nada de comparações
Além do uso indevido de palavras, outro erro bem comum que pode acabar em briga é comparar seu parceiro com outras pessoas. E o problema fica maior ainda se a comparação for com o ex. Se você não gosta desta ou daquela característica do seu companheiro, se alguma atitude incomoda, não faça comparações. O melhor é tentar conversar pacificamente. Afinal, todos temos defeitos.
3 – É preciso ter jogo de cintura
Para conviver em paz e evitar as brigas, seja no namoro ou no casamento, ter jogo de cintura é essencial. Isso significa que você deve falar o que pensa, mas também precisa ouvir e respeitar o ponto de vista do seu parceiro.
4 – Alguém tem que ceder
Muitas brigas no relacionamento também poderiam ser contornadas se as vontades de ambos fossem compartilhadas. A vontade de um ou de outro não deve prevalecer todas as vezes, alguém sempre vai ter que ceder. Tentar obrigar, impor as coisas transforma o relacionamento em uma disputa de “cabo-de-guerra” e no final os dois são vencidos pelo cansaço, ninguém leva a melhor.
5 – O bom senso é sempre um aliado
Cada relacionamento tem seus problemas em particular, mas em todos os casos o bom senso é sempre um aliado para evitar conflitos. Quando surgirem os problemas, não tenha medo de expor como você se sente naquele momento e como gostaria que a situação se resolvesse. Avaliem as possibilidades, qual o melhor caminho para solucionar a situação e tentem tomar uma decisão de comum acordo

Brigas no relacionamento: como lidar

Para não ter brigas no relacionamento, é necessário haver muita paciência, compreensão e ponderação.

Brigas constantes acabam com qualquer relacionamento.
As brigas entre casais tornam qualquer relacionamento desgastado e fraco, pois parece que a qualquer momento ele terminará por um motivo bobo. Além do mais, as brigas causam cansaço e desequilíbrio nas pessoas envolvidas, o que pode levar ao término de um relacionamento que poderia ser salvo se uma das partes soubesse como agir perante a elas. Portanto, saiba como lidar com as brigas no relacionamento.
Não existem duas pessoas iguais que tenham os mesmos gostos, as mesmas ideias, as mesmas personalidades e assim por diante. Por isso, não queira que o seu companheiro aja exatamente do modo que você gostaria. Essa incompatibilidade de gostos e de gênios é o que causa tantas desavenças entre casais. Sendo assim, não obrigue o seu cônjuge a fazer o que você ama, mas ele odeia. Cada um deve ter o seu livre-arbítrio e o tempo necessário para fazer o que gosta.
Então, vocês não precisam ficar o tempo todo grudados. Reservem um dia da semana para fazerem o que realmente gostam e que o outro não gosta. Esse é o dia da mulher ir ao shopping, tomar sorvete com as amigas e ir ao salão de beleza enquanto o homem bebe cerveja e joga futebol com os amigo.

Reserve um dia da semana para se divertir com as amigas
Antes de brigar, pense bem se vale a pena discutir por assuntos tão pequenos. Entretanto, se for inevitável, respire fundo para não começar a gritar e se espernear, causando escândalo na frente do seu parceiro. Pesquisas revelam que, quando gritamos, não somos ouvidos. Por isso, tenha um diálogo tranquilo e sereno, e não uma briga. Assim, o seu amor compreenderá o que você quis dizer e se surpreenderá com a sua maturidade durante a conversa.
Por fim, um jeito fácil de evitar brigas é enumerar tudo o que você e o seu par não gostam. Desse modo, ambos ponderarão antes de fazer algo que o outro não goste e as brigas automaticamente cessarão. Para tanto, é preciso saber ceder, pois quem ama de verdade, sabe respeitar o espaço do outro, contanto que o seu também o seja.
No relacionamento entre homem e mulher, é necessário haver muita compreensão, paciência e ponderação. Afinal, são gêneros completamente diferentes e cada um tem a sua opinião. Contudo, se vocês souberem respeitar o espaço e o tempo um do outro, tudo tenderá a ficar na mais completa paz e harmonia.

Crise no casamento: como lidar com este problema familiar

Seu casamento está em crise? Sua relação pode precisar de uma reforma urgente. Veja o que fazer e garanta a felicidade da sua família

Lembra da crise  que arrasava o casamento aos sete anos? Ela agora dá as caras aos três. Se os carinhos e planos em comum deram lugar a despachos burocráticos, o beijo na boca migrou para a testa e vocês já não dormem de conchinha, a relação pode precisar de uma reforma urgente.  Salvar um casamento  exige entrega, compromisso e dedicação. “Ambos devem ter focos de interesse individual para se tornarem atraentes para o outro, claro. Mas também precisam investir na vida a dois, com gestos de atenção, carinho, respeito e erotismo”, os sinais de que a relação não anda bem são claros, porém, muitas vezes, fingimos que não os vemos. As rachaduras na intimidade se manifestam pelo distanciamento sexual, pelo excesso de críticas ácidas – disparadas na hora errada – e pelo baú de mágoas que o diálogo não esvazia. “Quando a comunicação se perde, a conversa vira motivo para cobrar e desmerecer o outro ou é substituída pelo silêncio”. Mesmo com infiltrações diversas, o casamento ainda pode ter conserto se a base amorosa for resistente. “Desistir de tentar faz a separação vir acompanhada de frustração e culpa.” Antes que a casa caia, identifique os sinais de alerta e prepare-se para uma boa reforma. Confira algumas dicas:
Não brigue na frente dos filhos
Conflitos mal resolvidos acabam em brigas. Com dificuldade de solucionar pendências amigavelmente, tudo termina em crítica. “É uma chatice. Para aquele que martela, não toca outro disco, e para quem é martelado e tem a intimidade exposta”, diz Ana. É preciso entender o motivo da exposição. Aquele que critica, normalmente, está se sentindo menosprezado e resolve desmerecer o par como defesa. Agora imagine os filhos assistindo isto? É melhor poupar as crianças, certo?
Dica: não caia na armadilha de lavar roupa suja fora de casa. Se seu parceiro cair, seja qual for a motivação dele, não retruque: converse mais tarde, a sós. É difícil, mas espere. Depois de algum tempo as marteladas perderão força. Outro conselho é serenidade para trocar as críticas por elogios, reforçando as qualidades de cada um.
Infiltrações na convivência
As horas extras no escritório interessam mais do que o tempo que passam juntos ou com a família? “É importante pensar no que irrita, cansa ou desanima: brigas, cobranças, tédio? Mas cuidado com uma típica confusão: a pessoa tende a depositar no parceiro toda a insatisfação, sem antes fazer uma reflexão da sua parte”, alerta Ana. “O descontentamento, muitas vezes, é pessoal, ligado a outras áreas da vida.”
Dica: quando não identificamos o que nos inquieta, pôr a culpa no casamento é uma saída fácil. E passamos a associá-lo a tudo de pior. “Reveja o projeto do casal. Tente descobrir o que mudou do início para cá. Proponha alternativas para o que está por vir”.
Diálogo em curto-circuito
A boa comunicação é a caixa de força de uma relação; isso todas nós estamos cansadas de saber. Se o casal, porém, esquece de trocar a fiação e o assunto passa a ser a conta que não foi paga ou quem vai buscar o filho na escola, é sinal de que o diálogo entrou em curto. Daí em diante o bate-papo dá lugar a despachos burocráticos ou ao silêncio. Nada mais triste para os filhos do que observar um casal que não troca uma só palavra num restaurante. “Quando não se fala de sentimentos, cada um formula suas hipóteses, cria fantasias sobre as sensações e as ideias do outro. Dessa forma, não trilham o mesmo caminho e chega o momento em que não se reconhecem mais”, afirma Ana. O silêncio pode ainda ser uma maneira de tentar desmerecer o parceiro. A mensagem implícita é: ‘o que você pensa não me diz respeito, não me interessa’.”As falhas na comunicação também se manifestam por meio de pequenos choques elétricos. São as velhas faíscas do desentendimento. “Um interrompe o outro, contamina o que está sendo dito com lembranças do passado, não faz uma escolha cuidadosa das palavras. Os dois acabam se ferindo”.
Dica: comece conversas corriqueiras sobre cenas engraçadas da rotina, questões de trabalho ou notícias que provoquem a interação com o outro. O tom deve ser positivo, bem-humorado, evitando acusações. Frases como “você nunca faz o que eu peço” ou “você sempre me decepciona” são ofensivas e colocam o par na defensiva.
Falta de acabamento
Carinhos, presentes, elogios e declarações de amor são como objetos de decoração em uma casa. Sem eles, por mais que a arquitetura esteja refeita, as paredes pintadas e os consertos realizados, sempre fica faltando aquele toque final. O beijo é uma demonstração de afeto e de cumplicidade e tem papel importantíssimo no estreitamento de uma relação. “Alguns acham bobagem, coisa para os namorados, mas estão redondamente enganados. Beijar na boca revela intimidade e pode acender o desejo sexual. Falar ‘eu te amo’, por sua vez, é reforçar a autoestima do outro e mostrar bem-querer”.
Dica: não tenha medo de demonstrar admiração, carinho, cuidado, reconhecimento e gratidão pelo parceiro. Decore seu casamento com amor, afeto e, acima de tudo, respeito. A manutenção da intimidade requer pequenos e constantes reparos, que vão desde um simpático bom-dia até um boa-noite caloroso. “É possível reconstruir sempre”. Mas, acredite, investir todo dia nas telhas e argamassas da gentileza, da sinceridade e da generosidade sai muito mais em conta. E o esforço compensa.

Aprenda a declarar seu amor

Não deixe de demonstrar à pessoa que tem ao seu lado que ele é o grande amor da sua vida

Sabe quando temos a certeza de que é com ele que queremos passar o resto de nossos dias? Aí bate aquela vontade imensa de dizer aos quatro ventos que o que sentimos. Mostrar a todos o tamanho da nossa felicidade. E o motivo de tanta alegria é simples: o sentimentos é recíproco. Antes de espalhar para todo o mundo o imenso amor que sentimos, também queremos mostrar para essa pessoa o quão importante ela é.
Mas declaração de amor  não é algo para ser feito só no início do namoro. Todo relacionamento, por mais perfeito que seja, precisa de “manutenção”. É sempre bom lembrar a pessoa amada que o grande motivo da nossa felicidade e satisfação pessoal é o fato de termos um homem incrível ao lado. “Por mais que saibamos de sua existência, é sempre maravilhoso receber uma demonstração desse amor”, explica a psicóloga Carine Eleutério, de São Paulo.
Para demonstrar o tamanho do seu sentimento, vale tudo. Mas tome cuidado: procure fazer algo que agrade o seu amor. Mostre a ele que você o amar tanto que decidiu relevar isso de uma maneira que seja compatível com os gostos dele.
Para inspirá-la nessa tarefa, Carine Eleutério separou algumas dicas de como declarar seu amor para aquele que é o homem da sua vida.
Scrapbook – Fazer um scrapbook todo estilizado com história de vocês pode ser uma ótima opção. Junte uma boa quantidade de fotos e mãos à obra. Entregue em uma data inusitada. Que tal fazer uma surpresa fora dos dias especiais, como aniversário dele ou do namoro? “Ele gostará de ver o esforço e o carinho que a namorada empregou nessa declaração.”
Cartas pelo correio – Deixe o e-mail de lado e mande uma série de cartas durante um mês, por exemplo. Cada uma pode conter os fragmentos mais marcantes da história de vocês. O envio via correio é muito mais romântico. Não custa tentar. “A pessoa, gostando ou não de cartas, gostará de ver o esforço e o carinho que você teve durante esse mês inteiro.”
Presente – Dar a seu namorado um objeto que ele tanto queria, em especial em um momento inesperado, pode ser uma bela demonstração de carinho e dedicação. Você vai mostrar para ele que presta atenção no que ele gosta, em suas particularidades. “Escrever uma declaração e entregar junto com o presente é uma dica superválida.”
Tradição invertida – Você também pode optar pelos presentes que tradicionalmente os homens dão às mulheres. Flores, uma bela caixa de bombons – se ele gostar de chocolate, é claro – e uma cesta de café da manhã são opções interessantes. Pode ser bacana inverter um pouco da tradição. Com certeza, será uma atitude que ele não espera. E você ainda poderá curtir os presentes junto do seu amor.
A psicóloga lembra que, seja qual for o tipo de declaração, ela deve ter um toque personalizado, algo que lembre o relacionamento de vocês. Se for uma caixa de bombom, por exemplo, não se esqueça do bilhetinho dizendo o quanto você o ama. E essa declaração tem que ser sua. Poemas ou frases prontas não são tão legais quanto uma coisa escrita por você. “Não fale de um amor abrangente, fale sobre o seu amor por ele. Faça-o lembrar quais são os motivos que fazem dele o homem da sua vida.”
O que acha de preparar uma surpresinha bacana para seu namorado? Às vezes, ele também precisa ouvir o quanto você o ama e que de fato é ele o homem da sua vida. Inspire-se com essas ideias e prepare uma declaração que seja a cara do seu amor. Com certeza, ele vai adorar.

Ciúmes no namoro: como evitar

O ciúme é um sentimento que brota nos corações de pessoas inseguras e sem auto-confiança.

O ciumento aprisiona o seu parceiro de modo a sufocá-lo.
Os ciúmes existem em qualquer casal que se ama, pois devemos cuidar de quem gostamos. No entanto, há pessoas que exageram nesse sentimento e acabam com a vida do outro, invadindo a sua privacidade e causando-lhe constrangimentos no seu trabalho e na sua vida social. Então, se você não quer ficar sozinho ou sozinha, saiba como evitar os ciúmes no namoro.
A confiança é o alicerce de qualquer relacionamento duradouro. Para tanto, você deve ter uma conversa sincera com a sua cara metade para juntos, discutirem o que é aceitável ou não em um namoro. Por exemplo, é permitido ter amigos do sexo oposto? É possível falar com um amigo do sexo oposto pelo MSN?, e assim por diante. Cheguem a um acordo e, a partir de então, façam apenas o que foi acordado.
Deve ser feito um acordo entre as partes para ser decidido o que é permitido ou não no relacionamento
Geralmente, o casal fica separado o dia inteiro por conta do trabalho ou dos estudos. Nesses períodos, há pessoas que não desgrudam do telefone, ligando para o seu parceiro a cada 5 minutos, atrapalhando a sua vida profissional e acadêmica. Portanto, deixe-o em paz pelo menos nesse intervalo. Assim, ele também terá tempo de sentir saudades de você e a relação tenderá a melhorar muito.
Se você vir o seu amor conversando com alguém do sexo oposto, não se apavore e nem pule no pescoço dessa pessoa. Afinal, ela pode ser uma amiga antiga, uma prima ou mesmo alguém pedindo informações. Quando isso acontecer, espere a conversa terminar e questione o seu amor a respeito. Desse modo, vocês não passarão por constrangimentos à toa.
Quando duas pessoas se dão bem em um namoro, não é necessário ter ciúmes, pois esse sentimento é apenas a demonstração de insegurança de uma pessoa. Sendo assim, se você realmente sabe que a sua cara metade te ama, tenha confiança em si e saiba que ela só está contigo porque sente algo muito forte por você. Então, deixe os ciúmes de lado e aprenda a conviver pacificamente com o seu amor para que vocês sejam muito felizes juntos.

O ciúme pode destruir um relacionamento
O casal que se ama de verdade não sente ciúmes porque nele existe muita confiança e auto-confiança por parte dos envolvidos. Para tanto, é preciso ter muito diálogo e compreensão no relacionamento e saber que ninguém é obrigado a ficar com ninguém e que, se o seu amor está com você, é porque te ama e não, a outra pessoa.

Como controlar o ciúmes?

Entenda o que é o ciúme e como controlá-lo

Quem já não teve ciúmes  que atire a primeira pedra. Pois bem, todos nos já tivemos e teremos ciúmes. O sentimento (amor, ódio, tristeza, ciúmes e etc.) faz parte da condição humana e por isso é extremamente natural. O ciúmes de uma forma controlada pode ser positiva, pois sugere cuidado com as pessoas que amamos (namorado, família, amigos, etc). No entanto, quando esse cuidado é excessivo e existe o sentimento de posse, o ciúmes se torna incontrolável. Nossas primeiras experiências com o ciúmes se dão na relação primária entre a mãe e o bebé. O bebê é totalmente dependente da mãe (como se os dois fossem um só) e para assegurar a presença constante do objeto de seu amor, origina uma verdadeira ansiedade de abandono (medo de perder). Portanto, a pessoa ciumenta não consegue aceitar a posição individual do outro e qualquer relacionamento externo ao casal representa uma ameaça. “Espionar” o celular, email, Orkut, procurar “vestígios” nas roupas, saber onde está e com quem está, são apenas alguns exemplos do que a pessoa ciumenta é capaz de fazer. Ela sofre constantemente o medo de perder ou ser “passada para trás”.
Temos que deixar claro que a mulher ciumenta  não é assim porque quer, o ciúmes é um sinal de que algo não está bem e ao contrário do que muitos pensam não é uma doença, nem tão pouco, excesso de amor Não é raro encontrar uma mulher que não goste do “famoso” futebol com os amigos ou que desconfia quando o companheiro quer estudar, isto é, não permitir o lazer, a atividade física e o aprimoramento profissional não é amor e pode sugerir uma “pitadinha” de egoísmo (medo de perder). Assim, não adianta tentar controlar o ciúmes se não descobrirmos sua causa (o que justifica muitas mulheres prometerem “não mais ser assim” e não conseguirem cumprir).
A falta de auto-estima e experiências reais de abandono e traição são as causas mais comuns. Em relação a auto-estima, é uma questão delicada, pois partimos do princípio que ela é construída através dos anos, desde que nascemos, através de relações positivas e negativas. Quando a mulher teve mais experiências negativas do que positivas, ela pode ter dificuldades de se amar fazendo com que qualquer outra mulher seja melhor do que ela. Somente o aumento da auto-estima fará com que ela conheça seu valor e aceite que pode ser amada e ter um relacionamento saudável. A mulher que já foi traída e teme que isso aconteça novamente (no mesmo ou em um novo relacionamento) também deve estar atenta à auto-estima e praticar o diálogo com seu companheiro (o que é sempre a melhor solução).
Portanto, quando o ciúmes bater a nossa porta, precisamos primeiro analisar quais seus motivos e qual o nível de dependência que temos em relação ao nosso objeto de amor, pois quanto maior o nível de dependência, maior será o medo da perda e conseqüentemente maior será o ciúmes. Muitas vezes atribuímos valores maiores do que deveríamos para pessoas e relacionamentos, por isso não é raro ouvirmos frases tais como: “você é minha vida”, “você é minha felicidade” ou “não saberia viver sem você”. Essa dependência, que lembra muito a relação que tínhamos com a nossa mãe enquanto bebê, surge da falta de equilíbrio entre uma relação amorosa saudável, amigos, profissão, família e etc.
Lembre-se primeiro é preciso se amar e ser feliz independente de outras pessoas, o que vier a partir de então serão felizes encontros sem posse, sem medo e sem ciúmes, com muito mais leveza e felicidade.
Fonte: Andreia Mattiuci – www.andreiamattiuci.net

Como reagir diante de uma traição

Não existe uma fórmula de como reagir diante de uma traição, mas é preciso saber como lidar com os sentimentos que ela desperta
Quando a traição  acontece, além do inevitável dilema sobre perdoar ou não surge a dúvida de como reagir diante do ocorrido. É melhor fazer de conta que nada aconteceu para preservar o relacionamento? Devolver na mesma moeda? Planejar uma vingança?
Não adianta fingir que nada mudou, a traição aconteceu e agora é preciso lidar com os sentimentos contraditórios que ela despertou. A tristeza faz parte do processo e depois dela vem desespero, raiva, culpa, mágoa. Cada um precisa de um tempo para pensar e reagir, Respeite o seu tempo.
Passado o turbilhão de sentimentos, é o momento de pensar em você antes de tomar qualquer decisão. Pense no que a fará mais feliz, seja honesta consigo e valorize apenas os seus sentimentos. É importante não se esquecer de que tudo o que você fizer deve ser buscando o melhor para a sua vida.
Tomara a decisão de partir para outra ou tentar reconstruir o relacionamento, converse com o seu parceiro. É preciso muito diálogo e entendimento para evitar que a situação se repita. Avalie o que aconteceu, a traição quando perdoada pode ser uma oportunidade para que os dois cresçam e se tornem mais cúmplices um do outro, pode acabar fortalecendo o relacionamento.
Se não conseguir perdoar ou perceber que a pessoa não faz por merecer, pode ser que o melhor seja terminar o relacionamento. Nem todo mundo consegue lidar com a situação de continuar a conviver uma pessoa que a enganou e fez sofrer sem guardar ressentimentos, muito menos jogar a culpa no parceiro o tempo todo.
Perdoar uma traição ou não, isso depende de cada um e não existem receitas nem passos a seguir para fazer isto ou aquilo. Quando falamos em sentimentos e de situações como a traição, por exemplo, cada pessoa tem um tipo diferente de reação. Por isso não existe uma fórmula de como reagir diante de uma traição.

6 passos para superar uma traição

O caminho para você dar a volta por cima e ser feliz sozinha ou reconstruir a união

Se traída pode ser um trauma, mas também é uma oportunidade de recomeço, crescimento e superação. Veja dicas para dar a volta por cima e voltar a ser feliz.

1. Converse sobre o que aconteceu
Descobrir uma traição dói e faz aflorar sentimentos como raiva, mágoa, culpa. Nesse momento é fácil perder a cabeça e partir para acusações que, provavelmente, não levarão a nada. O que fazer? Busque entender os motivos da infidelidade. Acredite: isso será importante para conseguir lidar com ela. Segundo a psicóloga Mary Scabora, em princípio, vale estabelecer um diálogo consigo mesma para repensar a relação. Após refletir sozinha, ouça o outro, pois só o parceiro conseguirá lhe explicar o que o levou a ser infiel. “Se achar mais fácil, a conversa pode acontecer por meio da troca de e-mails ou bilhetes”, sugere Eliana Barbosa, consultora em desenvolvimento humano.
2. Um tempo vai ajudá-la a ver melhor a situação
Terminar o relacionamento ou  superar o drama juntos? Difícil decisão. Afinal, nem sempre uma traição significa que o amor, o desejo e a parceria entre o casal acabaram. De acordo com a psicóloga Carmen Cerqueira Cesar, quem foi traída precisa realmente de um tempo para enxergar a situação com distanciamento, processar o que aconteceu e decidir se consegue ou não reconstruir a união. A solução: fazer um balanço para vislumbrar como será a vida com ele daqui por diante. “Divida uma folha de papel em quatro partes. Liste os ganhos e as perdas de continuar a relação e de terminá-la. Assim terá uma visão mais clara de sua situação”, indica Eliana.
3. Viva seu luto a distância
Respeitar sua dor faz parte do processo. Entretanto, não significa que sentir autopiedade solucionará o problema. Sentir-se culpada também não é o caminho, porque a decisão de trair foi dele. “Ficar comentando com os outros seu sofrimento e sua desilusão só faz com que se afunde e se desvalorize cada vez mais”, garante Eliana. Decidiu pela separação? Mantenha-se longe dele. “Conviver com o ex é complicado, pois você não conclui a questão. Se for impossível afastar-se, como no caso de ser o pai de seus filhos, encontre-o o mínimo possível até superar o ressentimento”, aconselha Carmen. Mais três dicas:
1) Os encontros inevitáveis devem ser marcados em lugares neutros.
2) Os dois devem tentar manter a calma.
3) E, para que os filhos não sofram, o ex-casal precisa trabalhar o distanciamento emocional.
4. Turbine a autoestima
A infidelidade baixa a autoestima. Logo, a mulher traída tende a sentir que não é boa o suficiente, amada, desejada. “Muitas vezes, acomodamo-nos em uma relação e paramos de nos cuidar, reforçando os sentimentos negativos”, afirma Mary. Essa é a hora de alimentar o ego. Aproveite para retomar projetos e fazer o que gostaria de ter feito. “Renove o guarda-roupa, mude o visual, cuide do corpo, saia com as amigas, conheça pessoas, flerte com outros homens para sentir que a querem”, sugerem as especialistas. Enfim, construa uma história de amor consigo mesma.
5. Amigos, a alma do negócio
Rir é um ótimo remédio. Melhor ainda se for acompanhada. Para sair da fossa, divirta-se. “A troca afetiva também existe entre amigos. Escuta-se outras histórias, fala-se sobre assuntos diferentes e pode-se até conhecer alguém interessante”, diz Carmen. No entanto, cuidado para não ficar com outra pessoa apenas para usá-la como estepe. “Só busque envolvimento se estiver aberta a viver novas experiências, sem mágoas da relação anterior. Cada uma é única. Logo, não é justo transferir seus medos e suas inseguranças do relacionamento passado para o atual – e nada de ficar falando do ex ou sobre sua dor”, defende Mary.
6. Doce vingança
Quer dar o troco? Invista na sua felicidade. Para tanto, daqui para frente, foque em sua vida. Não gaste tempo e energia pensando em uma forma de fazer o outro sofrer. Isso não vai aliviar sua dor. “Esteja sempre atenta aos seus impulsos e sentimentos para procurar lidar com eles de forma lúcida e produtiva”, alerta Mary. Para Eliana, perdoar o ex-parceiro é a melhor forma de superar, de fato, a mágoa pela traição. Mas atenção: desculpar não significa esquecer, e sim não guardar ressentimentos.
Fonte: Viva Mais

Como superar de vez o fim de uma relação

O passo a passo para você curar o coração partido após o fim de um relacionamento

O romance acabou? Então, chega de sofrer! Veja como superar de uma vez por todas o fim de seu relacionamento e dar a volta por cima
Respeite seu luto
Sofrer depois de uma perda? Inevitável. Porém, isso pode derrubá-la ou fazer de você uma pessoa melhor e mais sábia: a escolha é sua! Segundo a psicóloga Andréia Mattiuci, o processo de luto é necessário para trabalhar a perda e superá-la. “Quando tentamos fugir da dor, corremos o risco de abandonar a vida social e prolongar o sofrimento”, diz.
Entenda que acabou
Depois do adeus, vem a tendência de considerar o término como um mero “até logo”; de achar que o rompimento não é definitivo. Errado! Pois na maioria das vezes, o fim significa mesmo que “está tudo acabado entre nós”. Afinal, há um motivo para o romance ter acabado: a vida em comum deixou de ser a coisa certa para um de vocês. Entender que o outro não nos ama dói, mas para uma relação funcionar ambos devem ter os mesmos objetivos (casar, ter filhos…).
Avalie friamente
Pensar na sua parcela de culpa para o fim da relação é doloroso, mas serve como aprendizado. Porém, tenha cuidado ao desabafar com amigos e parentes. “O momento da perda é para chorar e ser consolada. O problema é que as pessoas acabam influenciando decisões impulsivas”. Preserve-se, não carregue mágoas e espere para lidar com as lembranças que ele deixou.
Faça uma lista
Outro problema comum que surge tempos depois do rompimento: a idealização do ex. No livro Aperte o Cinto, Seu Marido Sumiu (Ed. Matrix), Carla Spach dá uma sugestão simples para evitar a tendência de recordar apenas os momentos bons: faça uma lista das coisas negativas. Enumere cada detalhe irritante do “falecido” e todas as coisas desagradáveis relacionadas ao moço, como aquela tia chata dele que sempre implicava com sua roupa.
Fique longe das redes sociais… e dele
Facebook e Twitter podem ser armas bem perigosas. Ficar checando as fotos do ex, todos os recados que ele recebeu e cada passo virtual do rapaz pode se tornar um vício. Agir assim significa que você gosta de cutucar a ferida que deveria estar em processo de cicatrização. Reencontrar o moço sem necessidade também é uma péssima ideia.  O encontro foi inevitável? Ok, mas não alimente falsas esperanças.
Namore a si mesma
Você conhece algum casal em que os dois são parecidos? Mesmo tipo de roupa, mesmos gostos… Essa situação não é nada rara. “Muitas vezes, as pessoas acabam se anulando para agradar o outro e, quando a relação termina, ficam perdidas, sem conhecer direito os próprios gostos”. Então, chegou a hora de experimentar novidades, conhecer pessoas, viver situações interessantes e se permitir ser feliz.
Convoque seus amigos
Badalar com as amigas é essencial para dar a volta por cima. “Curtir a família, reencontrar velhos amigos e até fazer alguns novos ajudam bastante na recuperação”. Porém, sair com outros homens para esquecer o ex pode ser um roubada. Iniciar um novo relacionamento rápido demais é uma armadilha para quem tem medo de ficar sozinha. Entenda: o final de uma relação não significa solteirice eterna ou sinal de fracasso. Pelo contrário, sua vida continua e pode ser ainda melhor. Então, aproveite para conhecer pessoas, paquerar, viajar e curtir muito

Nenhum comentário:

Postar um comentário