sábado, 24 de novembro de 2012

A palavra do Bispo – Campanha para Evangelização .

A Campanha para Evangelização é uma iniciativa da CNBB que começa todos os anos na festa de Cristo Rei e se realiza durante os primeiros três domingos do Advento, tempo litúrgico que precede a festa de Natal. Portanto, em 2012 vai começar neste domingo, dia 25 de novembro, e terminará no domingo 16 de dezembro.
Dom Bernardino Marchió
Bispo Diocesano

A Campanha para Evange1izacão procura despertar em todos os cristãos a consciência de que, unidos a Cristo pela graça batismal, participam da missão evangelizadora da Igreja. Este trabalho de conscientização procura motivar todos os fiéis para a participação ativa na missão evangelizadora da Igreja através de três caminhos: o testemunho, as ações pastorais específicas e a garantia de recursos materiais para o trabalho evangelizador.
O primeiro deles é o testemunho de vida. O Papa Paulo VI afirmou que ‘‘o homem contemporâneo escuta com maior boa vontade as testemunhas do que os mestres (…) ou então se escuta os mestres, é porque eles são testemunhas”.
O Papa João Paulo II reforça essa ideia ao afirmar que o ‘‘testemunho da vida cristã” é a primeira e insubstituível forma de missão: Cristo, cuja missão nós continuamos, é a ‘‘testemunha” por excelência e o modelo do testemunho cristão. O Espírito Santo acompanha o caminho da Igreja, associando-a ao testemunho que ele próprio dá de Cristo.
O lema da Campanha para Evangelização é tirado do Evangelho de S. João: “Eu vi e dou testemunho: Ele é o Filho de Deus” (Jo 1,34).
Um outro objetivo desta campanha é garantir os recursos materiais para o trabalho evangelizador!
Vivemos num país de dimensões continentais com uma grande diversidade, inclusive no que diz respeito à ação eclesial. Garantir uma pastoral de conjunto nessa realidade é uma tarefa complexa e desafiadora, e muito se tem feito desde a fundação da CNBB, há 60anos, para que esse objetivo possa ser atingido.
Esse trabalho exige, além de muita oração e empenho, uma estrutura de trabalho muito complexa e uma infraestrutura que possibilite a sua realização, que, além de prédios e equipamentos adequados, exigem um número grande de pessoas com dedicação exclusiva e o custeio de suas atividades.
Apesar de sermos uma das maiores economias do mundo, a injustiça social faz com que a maior parte dos recursos do nosso país fique nas mãos de poucos, que não contribuem com a obra evangelizadora, e isso faz com que não tenhamos os recursos necessários para que possamos realizar a contento a nossa missão.
A Campanha para Evangelização procura despertar nos fiéis a consciência dessa situação e pedir a sua contribuição para que os recursos não faltem.
É importante afirmar que a Igreja deixou de fazer muitas coisas que são necessárias e indispensáveis por absoluta falta de recursos financeiros.
Muitas pessoas afirmam: ‘‘mas a Igreja é rica!” Sim, é rica da generosidade de seus fiéis. Por isso já fez muitas coisas no campo social. Podemos fazer muito mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário