terça-feira, 27 de novembro de 2012

Homenagem no encerramento da Semana da Consciência Negra do Museu da Abolição

A pedido de Laura Gomes, secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos – SEDSDH, Jorge Arruda, secretário-executivo do Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Racial – CEPIR, entregou na última sexta-feira (23), ao cantor e compositor José Tobias, o certificado “Saber Notório”. A homenagem representou o reconhecimento do Governo do Estado em relação ao trabalho do pernambuco na valorização da cultura afrobrasileira e o patrimônio do samba, através da poesias e musicalidade. O evento contou com a presença de religiosos, estudiosos e representantes de grupos de maracatu.

A iniciativa fez parte do encerramento da Semana da Consciência Negra do Museu da Abolição, que contou com exposição, palestras e oficinas. Durante o evento, Jorge Arruda explicou que a entrega de condecorações como esta reforçam o compromisso do Executivo estadual na construção de ações afirmativas do Programa Pacto pela  Vida, que previne e reprime a violência em Pernambuco. O gestor do CEPIR disse também que, através da programação do Mês da Consciência Negra, a SEDSDH segue as diretrizes do governador Eduardo Campos na promoção da igualdade racial, enfrentamento ao racismo e combate à intolerância religiosa.

Trajetória
José Tobias iniciou a carreira artística no Recife. Em 1950 começou a trabalhar na Rádio Jornal do Comércio na capital pernambucana. Pouco depois transferiu-se para o Rio de Janeiro, sendo levado para a Rádio Tupi por João Calmon. Da Tupi do Rio de Janeiro passou para a Rádio Record de São Paulo e passou a realizar dois programas semanais nas duas emissoras.

Um comentário:

  1. Parabenizo o Governo de Pernambuco pela Homenagem ao cantor e compositor José Tobias. Mas acredito que ele merece um destaque mais significativo pela grandeZa de sua carreira e de sua pernambucanidade.

    ResponderExcluir