Você
consegue imaginar um bacon light, batatas fritas anticelulite ou um
cheesecake que dá firmeza à pele? Pois esse mesmo paradoxo está no
refrigerante que elimina gordura, nova invenção da Pepsi.
De acordo com o jornal El País,
a bebida chamada Special será lançada amanhã no Japão e promete
dificultar a absorção de gordura pelo intestino. O milagre deve vir da
dextrina não digerível, usada em suplementos de fibra dietética. A
empresa desenvolveu ainda uma fórmula para eliminar o gosto desagradável
dessa substância. O produto será vendido por 150 ienes, cerca de R$
4,50.
Com
a Special, a Pepsi segue os passos da Kirim Mets Cola, primeiro
refrigerante com dextrina que conseguiu aprovação para comercialização
pelas autoridades japonesas. Desde seu lançamento, em abril, a bebida
tem sido um grande sucesso, atingindo a expectativa de venda para 6
meses em apenas dois dias no mercado. Porém, de forma estranha, a Kirin
Mets Colo e a Pepsi Special se vendem como “alimentos para uso
específico de saúde”.
Ainda
não se sabe se as empresas multinacionais de refrigerantes pretendem
lançar produtos semelhantes em outros países. No entanto, com o sucesso
das bebidas na Ásia e o aumento da má reputação do consumo de
refrigerantes para saúde em todo o mundo, elas podem acabar ganhando
espaço na Europa e Estados Unidos. Afinal, a palavra refrigerante
aparece cada vez mais associada com excesso de peso e obesidade.
Segundo o colunista do El País,
Mikel López Iturriaga, esse tipo de bebida é por excelência um produto
de características nutricionais absurdas: não apresentam nenhum
benefício ao corpo, são altamente calóricos e possuem produtos químicos
que, mesmo sem serem necessariamente nocivos, são desnecessários para o
organismo. No caso das versões diet, o açúcar é substituído por
adoçantes de baixa caloria, mas que podem estimular o cérebro a ter
vontade de consumir doces e alimentos engordativos. É claro que não tem
problema tomar um refrigerante de vez em quando, porém, o mais indicado é
recorrer à água ou suco de frutas natural.
De
acordo com o Departamento de Saúde da Cidade de Nova York, um
refrigerante por dia pode fazer você engordar 4 kg em um ano e meio. Por
isso, a cidade declarou guerra a esse tipo de produto, chegando a
proibir a comercialização de embalagens com mais de 500 ml. “Que
absurdo, porque você compra dois e é isso”, muitos disseram. Sim, mas
dessa forma você está ciente de que você está tomando o dobro da
quantidade recomendada para uma pessoa. Sem mencionar que o aumento da
obesidade nos Estados Unidos é cada vez mais relacionado com o tamanho
das porções.
A
Pepsi Special surge nesse contexto oferecendo o sonho de comer um
hambúrguer com bacon tranquilo e sem culpa. Porém, ao impedir a absorção
de gordura, o líquido também bloqueia algumas gorduras essenciais para o
bom funcionamento do corpo. Além disso, o produto também não elimina
outras questões relacionadas ao refrigerante, como as altas doses de
adoçantes e capacidade de causar vício no consumidor.
Enquanto
isso, na França, a Coca-Cola se associou à empresa farmacêutica Sanofi
para desenvolver “bebidas de beleza”. O produto chamado Beautific
Oenobiol mistura água, frutas e “aditivos nutritivos” e deve ser vendido
em farmácias a partir do ano que vem. Entre as promessas estão o
aumento da vitalidade, perda de peso, fortalecimento de unhas e cabelos,
além de uma dose extra de brilho para a pele. Parece que o conceito de
alimentos funcionais está mesmo ganhando espaço na indústria de
refrigerantes.
Por Jornal de Caruaru.
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