quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Brasil receberá competição mundial de estudantes do ensino técnico

Presidenta Dilma Rousseff durante visita à VII Olimpíada do Conhecimento. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
A presidenta da República, Dilma Rousseff, visitou, nesta quarta-feira (14), a 7ª edição da Olimpíada do Conhecimento, que vai até o próximo domingo (18), no Centro de Convenções do Anhembi, em São Paulo (SP). Durante a assinatura do memorando de entendimento para realização da Competição Mundial de Formação Profissional, WorldSkills, no Brasil, em 2015, ela destacou a importância da valorização da educação profissional.
“São momentos como esse que mostram que  o nosso país vem avançando no modo correto, que é o rumo da educação. (…) Esses 640 estudantes que foram selecionados, dos cursos técnicos e profissionalizantes do Senai e do Senac de todo o país evidenciam a importância que nós, sociedade e governo devemos dar à questão da educação profissional e da capacidade que a educação profissional tecnológica e técnica tem para o nosso país”, disse.
Dilma ainda ressaltou a importância da cooperação entre o governo federal e os serviços nacionais de aprendizagem Industrial e Comercial (Senai e Senac). Segundo a presidenta, dos 2,2 milhões de jovens e profissionais que passam por cursos técnicos e de capacitação, cerca de 1,6 milhão são atendidos pela parceria. Ela ainda cintou o financiamento de 1,5 bilhão e meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para o projeto do Senai que visa estimular competitividade industrial.
“O desafio era de chegarmos em 2014 com 8 milhões de vagas em cursos técnicos de nível médio e de qualificação profissional  no Brasil. Passado pouco mais de um ano de lançamento do nosso programa, eu posso afirmar que o Brasil ganhou e muito. Nós já oferecemos 2,2 milhões de vagas para jovens e para trabalhadores. (…) Hoje nós temos 736 mil jovens cursando o ensino técnico de nível médio, e grande parte deles fazem isso com a parceria com o Sistema S. Temos também outros 1,5 milhão de jovens e trabalhadores que estão fazendo cursos de qualificação, com mais de 90% deles também no Sistema S”, detalhou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário