quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Fazenda onde nasceu Luiz Gonzaga recebe água da Compesa


luizEm meio às comemorações dos 100 anos de nascimento de Luiz Gonzaga, a Compesa presta homenagens ao rei do baião. A Companhia está concluindo a instalação da rede de abastecimento na Fazenda Araripe, onde o cantor nasceu em 13 de dezembro de 1912, no município de Exu, distante 688 km do Recife. O local era abastecido por um poço de água salobra, operado pela Prefeitura.

A obra atende à sede da fazenda e a cerca de 10 casas, incluindo aquela onde moraram os pais de Gonzagão. No local hoje existe um museu dedicado à história do ícone da música brasileira, o Lua Gonzaga, que imortalizou a alma e o drama dos sertanejos em canções embaladas pelos ritmos do forró, xote e baião, que extrapolaram as fronteiras do Nordeste e do Brasil.

luiz2“Sempre tivemos dificuldades para receber os turistas porque a água aqui era de péssima qualidade. Agora vamos poder dizer que a Compesa também faz parte dessa história”, destacou Maria do Amparo Alencar, coordenadora do museu e uma das herdeiras da Fazenda Araripe.

Hoje (14) serão iniciados os testes da rede e até o final da semana o sistema de abastecimento já deve entrar em funcionamento.

luiz3Patrimônio
A fazenda Araripe foi fundada pela família do Barão de Exu, que desmembrou a antiga fazenda Caiçara. A sede da propriedade é conhecida como "Casa de Bárbara Alencar", em referência a uma das primeiras donas da fazenda. Bárbara participou dos dois principais movimentos pela independência de Pernambuco, a Revolução Pernambucana de 1817 e a Confederação de Equador, de 1824.

“A casa tem um acervo histórico da época, como móveis, utensílios domésticos, quadros, documentos e uma igreja erguida há 150 anos. E por uma feliz coincidência histórica, quase cem anos depois de Bárbara Alencar, Januário e Ana Batista tiveram seu filho Luiz em uma casa também nesta fazenda”, explicou Maria do Amparo Alencar.

Todo o acervo e a casa onde Luiz Gonzaga nasceu também foram preservados e contam a história da família, que trabalhava na agricultura e dedicava os momentos de lazer à sanfona. “Esse sítio histórico é um complemento ao museu do Gonzagão, na cidade de Exu. A história de lá é a do artista, a daqui é mais íntima, do menino Luiz e sua família”, acrescentou a coordenadora.

Os turistas podem agendar visitas à Fazenda Araripe por meio do telefone (87) 3879.1209. O passeio é gratuito e acompanhado pela própria coordenadora. No próximo dia 13 de dezembro, será realizada uma missa e instalada uma placa em homenagem aos 100 anos de Luiz Gonzaga no local. Além disso, a Compesa instalou uma sanfona gigante, no reservatório localizado na entrada cidade, para dar as boas-vindas aos visitantes que chegam à terra do baião.
https://www.pe.gov.br/_resources/files/_modules/files/files_3151_tn_201211141753379751.jpghttps://www.pe.gov.br/_resources/files/_modules/files/files_3152_tn_20121114175337ac78.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário